Notícias de Araguaína – Uma comissão formada por vereadores de Araguaína está em Brasília para realizar diversas visitas para resolver questões pontuais que afetam a população local. 4s5z4f
Uma das principais demandas é a falta de médicos peritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após várias reuniões, os parlamentares receberam sinal positivo do Palácio do Planalto e do próprio presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que garantiu um mutirão de perícias e empossarem concursados ainda este ano.
O presidente da Câmara, vereador Max Fleury (MDB), falou detalhes sobre o que foi defenido na reunião com o presidente do instituto.“O INSS ficou de ar posteriormente uma agenda para o mutirão. Agradeço aos vereadores que estão aqui comigo, empenhados em buscar a melhor solução e ao deputado federal, Ricardo Ayres, que esteve presente na reunião, e disse que disponibiliza uma verba para um projeto a Van do INSS”, explicou.
O presidente da Câmara também conseguiu uma agenda com o Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério das Relações Institucionais, Sérgio Alberto Dias, na última terça-feira (18/03). Durante o encontro, Sérgio também se comprometeu a ajudar e buscar agilidade para que as perícias sejam realizadas o mais rápido possível.
Max Fleury ressaltou a importância da parceria entre os poderes para resolver os desafios da cidade. “Quero agradecer também ao senhor, Sérgio, por nos receber, para falarmos de vários assuntos relevantes para nossa Araguaína. Falamos do INSS, da Segurança Pública, de várias demandas, e nossa cidade e a Câmara estão de portas abertas para te receber quando quiser, faça-nos uma visita”, afirmou o presidente.
O secretário Sérgio Alberto, por sua vez, destacou a importância da colaboração entre o governo e os parlamentares locais. “É muito bom recebê-los aqui no Palácio do Planalto, e em nome do presidente Lula, quero dizer que as demandas que vocês trazem da população são muito pertinentes, e vamos estar junto de vocês para atender o máximo possível de cada uma delas. Um abraço para a população da cidade", declarou.
O deputado federal, Carlos Gaguim também se colocou à disposição. “Não vamos mais fazer reunião de promessa, vamos executar e fazer. Faço meu compromisso com essa pauta tão importante que é o médico perito para a região”, disse o deputado.
Sobre as perícias
Entre as melhorias garantidas na reunião, estão a implantação do Atestmed e da Perícia Conectada em Araguaína. O Atestmed é um serviço digital do INSS que permite aos segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) online, enviando documentos e relatórios médicos sem necessidade de deslocamento até uma agência.
Já a Perícia Conectada possibilita o atendimento remoto, reduzindo o tempo de espera pela avaliação médica. O atendimento é realizado em uma sala reservada na agência do INSS, onde o segurado pode enviar laudos e exames de forma digital para análise dos peritos.
PREVMóvel
O deputado fedreal Ricardo Ayres também se comprometeu em destinar uma emenda para garantir, pelo prazo de um ano, a presença do PREVMóvel em Araguaína. A unidade móvel da Previdência Social oferecerá serviços como emissão de certidões, orientação sobre direitos previdenciários e recebimento de requerimentos diretamente da população.
As visitas dos vereadores em Brasília foram formalizadas através do Projeto de Lei nº 04/25, aprovado por unanimidade, que criou uma Comissão Especial de Vereadores com o objetivo de buscar soluções para os problemas que impactam diretamente a comunidade de Araguaína.
Presenças
A reunião contou com a presença dos vereadores Prof. Da Guia (União Brasil), Max Baroli (MDB), Lucas Campelo (União Brasil), Renatim Esse Sim (Republicanos), Kakazim (PDT), Ten. Cel. Israel (Republicanos), Vilarindo do Eucalipto (PSD), Diego da APAA (MDB), Matheus Mariano (União Brasil), Flávio Cabanha (PDT), Ygor Cortez (Podemos), Wilson Carvalho (PRD), Terciliano Gomes (União Brasil), e Gideon Soares (PL).