(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – A desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), considerou ilegal a greve deflagrada, na última segunda-feira (25/3), pelos professores do município de Arapoema, por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet). 4l5s6a

A decisão liminar foi proferida nesta tarde desta terça-feira (26) em um Dissídio Coletivo de Grave ajuizado pelo Município de Arapoema em face do Sintet. A gestão alegou que o sindicato não cumpriu com todas as formalidades legais nem esgotou as vias de negociação antes de iniciar a greve.

“Não encaminhou o ato de convocação para a realização da assembleia, não apresentou ata com demonstração do número mínimo de sindicalizados aptos a votarem, as deliberações sobre a pauta das reivindicações e a escala de serviço para manter o mínimo do serviço público essencial e contínuo, ou seja, manutenção de 50% de servidores no serviço”, afirmou a prefeitura na ação.

A desembargadora explicou que a legalidade e legitimidade do movimento grevista dos servidores públicos pressupõe o esgotamento prévio de todas as alternativas viáveis de composição. [...] Importante consignar que, como requisito de validade ao direito grevista, exige-se a notificação prévia no mínimo de 48 horas do início, endereçada à entidade sindical correspondente aos empregadores diretamente interessados, e, no prazo de 72 horas aos empregadores e usuários, no caso de serviços ou atividades essenciais”

“No caso, não verifico, de plano, a notificação prévia à Municipalidade e usuários dos serviços educacionais, mas apenas a juntada do Ofício SINTET 0047/2024 expedido em 22/03/2024 informando a paralisação por tempo indeterminado. [...] Nesses termos, DEFIRO o pedido liminar, para determinar que se cumpram todos os requisitos legais para a deflagração da greve, ordenou a desembargadora.

Com a decisão, a greve dos professores deverá ser suspensa imediatamente e as aulas, retomadas, até que o movimento seja legalizado.

A prefeitura chegou a pedir que a Justiça fixasse multa diária no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no caso de descumprimento da decisão. Os professores cobram os reajustes do piso do magistério referente aos anos de 2023 e 2024.

A Secretaria Municipal da Educação afirmou que "diante da determinação judicial, está empenhada em garantir o cumprimento da decisão, assegurando que as escolas estejam plenamente funcionais para receber os alunos e proporcionar-lhes um ambiente educacional adequado."

O QUE DIZ O SINTET?

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet) afirmou que a greve não foi considerada ilegal, pelo menos por enquanto. "A decisão do Tribunal deferiu a liminar apenas para determinar que se cumpram todos os requisitos legais para a deflagração da greve. Dessa forma a greve não foi considerada ilegal", acrescenta.

Por fim, o Sintet afirmou que vai apresentar toda a documentação e, assim, garantir a continuidade do movimento. 

ASSUNTOS arapoema greve professores tjto decisão sintet

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Prefeitura credencia restaurantes populares para fornecimento de 1.500 refeições por dia 3u5k54


Palmas

Dona de lanche sofre queimaduras e perde meio de sustento após carro bater em trailer 133u5g


Movimento estudantil

Estudantes ocupam Reitoria da UFNT em protesto por retorno do Restaurante Universitário 3z5j1b


Em Palmas

PM aposentada fica com bala alojada na virilha após disparo acidental da própria arma v6i19


Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.