(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em encontro na noite de quinta-feira (28/04), na Biblioteca Pública Municipal, com a presença de representantes de sete entidades, foi criada a Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMA) e empossada uma Diretoria Provisória com prazo de um ano para conduzir os trâmites legais e fechar parcerias para instalação do primeiro Museu Histórico para Araguaína. 4y1jk

O professor Régis Carvalho, um dos maiores entusiastas do projeto, ressalta que o encontro teve como objetivo reunir as entidades e profissionais ativistas que têm interesse nessa causa que já dura cerca de 20 anos e sempre esbarrou em divergências entre representantes, mas que agora será ampliado com a associação amigos do museu de Araguaína.

Nossa intenção é apoiar a instalação do museu reunindo o maior número possível de entidades e profissionais para fechar parcerias nessa construção, queremos consolidar isso de forma legal com essa associação. O projeto do museu beneficia até cidades vizinhas tamanha sua relevância para a área de história. A cidade que não preserva sua história está fadada ao esquecimento”, pontuou.

VALORIZAR AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS LOCAIS

O museu local pretende ampliar o conhecimento e o trato que pode ser dado aos arquivos documentais, assim como enriquecer diferentes áreas das ciências. Foi o que defendeu o historiador Arézio Sotto, um dos líderes do movimento pela criação do Centro Histórico. 

O museu não é pra guardar ou expor objetos do ado da cidade, ele permitirá um melhor trato documental das áreas das ciências locais valorizando o ado de nossa Araguaína dando mais qualidade na educação quando se trata de contexto histórico” justificou.

A professora Antônia Pereira da Cruz Santos, que chegou em Araguaína em março de 1977, reforçou a causa do grupo pela criação do museu para Araguaína. “Considero-me filha de Araguaína, é quase minha terra natal, e estamos muito felizes com a criação da associação que irá ajudar na implantação do museu tão importante para nossa cidade e para educação”, destacou.

UFNT 

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participou do encontro tendo como representantes os professores Braz Batista, Martha Vieira e o coordenador do curso de História, Luciano Galdino.  

Galdino enalteceu a iniciativa afirmando que uma nova história poderá ser construída na cidade com a consolidação do projeto. “O curso de História será mais valorizado com essa iniciativa e uma nova história e um novo tempo poderá ser vislumbrado no campo da história”, declarou o coordenador.

Já o professor Braz Batista explanou sobre a trajetória para a consolidação da Universidade Federal, lembrando-se dos tempos da antiga FACILA, instituição pioneira no ensino superior em Araguaína.

Para ele, a Universidade sempre acompanhou todo o processo histórico em Araguaína com o curso de História e por meio de projetos locais e ações envolvendo o conhecimento histórico. “A universidade sempre deu sua contribuição com a criação de seu acervo histórico e estará disponível para consolidar esse projeto que permitirá valorizar a história da cidade”, concluiu.

Participaram do evento, representantes da Universidade Federal do Norte Tocantinense (UFNT), Seduc, Faculdade Católica, Uniplan, Secretaria Municipal de Educação, Unitpac e Fundação Cultural do Município, além de professores e demais profissionais liberais envolvidos na luta pela criação do museu para Araguaína.

 AAMA – Associação Amigos do Museu de Araguaína

Diretoria Provisória 

Presidente: Reginaldo (Régis) Carvalho

Vice – Presidente: Professora Martha Victor Vieira

Secretária: Antônia Alves

Vice-Secretária: Jaqueline Rodrigues Borges

Tesoureira: Juscelina Cardoso

Vice-Tesoureiro: Eli da Silva Duarte

Diretoria de Comunicação: Arézio Sotto e Emílio Lopes

ASSUNTOS aama museu araguaína tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Araguaína

Tradições sertanejas fazem parte da programação cultural da Expoara 2025; veja eventos 6e365x


História

Estudantes visitam vários espaços de memórias da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá 16633


No Friboi

Com mais de 250 mil cabeças de gado, Araguaína sedia etapa nacional do Circuito Nelore 532s5v


No Bico do Papagaio

Após tragédia, moradores queimam pneus e bloqueiam avenida durante protesto em Axixá 5f4o2o


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.