(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – Estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola Estadual Eurico Mota, em Xambioá, participaram, no último dia 23, de uma aula de campo sobre a Guerrilha do Araguaia, movimento armado de resistência à ditadura militar, ocorrido entre 1967 e 1975. A atividade integrou as disciplinas eletivas História Regional do Tocantins e Cultura Regional e Local. 6kp1u

A Guerrilha do Araguaia foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) com o objetivo de instaurar um regime socialista no país. O conflito se concentrou na região do Bico do Papagaio, abrangendo também municípios do sul do Pará e do sul do Maranhão. A repressão militar atingiu diretamente a população local, resultando em prisões e torturas de moradores, alguns sem envolvimento com o movimento.

Organizada pelo professor de História, Marcos Vinicius Vieira da Silva, e a coordenadora pedagógica, Ediene Tabosa de Barros, a programação pedagógica teve como objetivo proporcionar aos estudantes contato direto com os locais históricos relacionados ao conflito. 

Os estudantes visitaram o Memorial do Araguaia, espaço dedicado à preservação da memória dos mortos e desaparecidos políticos da região, e o Cemitério São João Paulo II, onde ocorreram buscas por restos mortais de desaparecidos políticos. No local, foi localizada, em 1991, a ossada de Maria Lúcia Petit, militante do PCdoB, professora e ativista pelos direitos das mulheres, morta em combate em 1972.

As turmas visitaram ainda a pista de pouso de Xambioá, utilizada durante o período como base militar estratégica das Forças Armadas para repressão à guerrilha. O espaço funcionou como centro logístico e operacional, além de local para prisões e torturas. A presença militar provocou mudanças significativas na rotina da cidade, gerando medo e desconfiança entre os moradores.

Com memorial ao fundo, estudantes aprenderam sobre o conflito que marcou a história da região do Bico do Papagaio - Foto: Divulgação

Os alunos destacaram a importância da iniciativa. Para Rafaela Arruda, da 2ª série, a aula foi relevante para ampliar o conhecimento sobre o tema. “A aula de campo foi muito importante para o conhecimento de um fato tão recente da história do país e muito pouco falado nas escolas. Aprendemos muito com a fala do professor Paulo Lucena, em que explanou com muita clareza e riqueza de conhecimento sobre o assunto”, enfatizou.

Kevin Gustavo, da 3ª série, ressaltou a necessidade de conhecer a história local, especialmente por viverem em uma região diretamente afetada pelos eventos. “Precisamos conhecer com mais profundidade esse assunto. Percebi que a ditadura militar foi muito cruel com uma parte da população brasileira. Visitamos vários lugares aqui em nossa cidade e cada um conta um pouco dessa história. Vejo que esse assunto precisa estar dentro da escola, principalmente para nós, estudante do Tocantins, e que moramos na região onde aconteceu o conflito”, ponderou.

Durante o encontro, os estudantes debateram e esclareceram dúvidas sobre os fatos históricos. A atividade foi concluída com uma roda de conversa realizada na orla central da cidade, mediada pelo professor Paulo César Lucena de Sousa, diretor da escola e pesquisador da história da Guerrilha do Araguaia. Segundo ele, a proposta da atividade buscou reforçar o aprendizado sobre a história regional e estimular a reflexão crítica dos estudantes sobre episódios significativos da memória local.

Aula de campo proporcionou visita ao Memorial da Guerrilha do Araguaia, ao cemitério e à pista de pouso, locais históricos ligados ao movimento - Foto: Divulgação

ASSUNTOS guerrilha do araguaia xambioá estudantes ditadura militar tocantins pará maranhão

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Prefeitura credencia restaurantes populares para fornecimento de 1.500 refeições por dia 3u5k54


Palmas

Dona de lanche sofre queimaduras e perde meio de sustento após carro bater em trailer 133u5g


Movimento estudantil

Estudantes ocupam Reitoria da UFNT em protesto por retorno do Restaurante Universitário 3z5j1b


Em Palmas

PM aposentada fica com bala alojada na virilha após disparo acidental da própria arma v6i19


Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.