(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Moradores de cidades às margens do Rio Tocantins estão preocupados com o baixíssimo nível de água. Nesta semana, um vídeo gravado por um morador da cidade de Pedro Afonso, na região centro-norte do Estado, teve grande repercussão nas redes sociais. 564s4w

“O rio baixou muito. Isso é fora de lógica. O rio estava cheio há uns dois dias e hoje se encontra desse jeito. Está completamente seco. O nível do rio está baixo demais, você nem consegue ver onde está ando. Tá muito estranho, não dá para entender”, disse o morador no vídeo gravado no leito do rio.

As imagens foram gravadas no dia 25 de novembro após uma baixa considerável no volume de água. O morador teme que a baixa vazão do rio possa prejudicar a reprodução dos peixes durante o período da Piracema. "Acho que isso vai causar um dano muito grande devido ao período de Piracema por que os peixes saem para desovar nos lagos e nas águas paradas. É terrível", comentou.

O trecho onde o vídeo foi gravado fica abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado, que está operando em capacidade máxima e, consequentemente, teve que diminuir a vazão. 

A Investico, empresa responsável pela istração da usina, informou que segue as determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e que a baixa no nível das águas é temporária.

A Investico explicou ainda que devido ao baixo volume de chuvas registradas no período, o reservatório da hidrelétrica baixou e a usina teve de operar em capacidade máxima. A previsão é o nível da água se normalize assim que aumentar o volume de chuvas na região.

NOTA

A Investco informa que a UHE Lajeado opera normalmente, conforme as determinações estratégicas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para geração de energia. Na última semana, ocorreram despachos de geração máxima na Usina que, somados à estação seca do ano, provocaram uma baixa momentânea no nível do reservatório, atingindo Palmas e o norte do Estado, nos municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia e Pedro Afonso. A previsão para que o nível da água das praias e rios retorne ao estágio de normalidade é após o período de chuvas.

A Investco esclarece, ainda, que o ONS determina a programação diária de geração de energia para a UHE Lajeado e para todas as usinas hidrelétricas do País, conforme as necessidades de consumo do sistema elétrico nacional.

Vídeo

 

ASSUNTOS seca rio tocantins moradores preocupação pedro afonso uhe lajeado notícias tocantins afnoticias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Prefeitura credencia restaurantes populares para fornecimento de 1.500 refeições por dia 3u5k54


Palmas

Dona de lanche sofre queimaduras e perde meio de sustento após carro bater em trailer 133u5g


Movimento estudantil

Estudantes ocupam Reitoria da UFNT em protesto por retorno do Restaurante Universitário 3z5j1b


Em Palmas

PM aposentada fica com bala alojada na virilha após disparo acidental da própria arma v6i19


Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.