(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - Em um dos primeiros atos da nova gestão de Ananás, o prefeito recém-empossado, Robson Pereira da Silva (UB), editou uma Medida Provisória bastante polêmica, na qual altera a nomenclatura do cargo de Controlador Interno para Técnico de Controle Interno. Ambos são de nível superior e, apesar da mudança, as atribuições permanecem as mesmas. 531s3m

À reportagem, o prefeito Robson Pereira disse que já mandou fazer as devidas correções na Medida Provisória, inclusive quanto à nomenclatura, a fim de manter a anterior. A gestão também já se reuniu com os controladores para discutir as adequações e, segundo o prefeito, o objetivo é modernizar a legislação.

A MP nº 02/2025 também cria a Secretaria Municipal de Controle Interno, com o respectivo cargo de secretário, que será de livre nomeação e exoneração do prefeito, e exercerá a direção superior da Pasta.

Conforme a gestão, o cargo de controlador-geral foi apenas transformado em secretário, pois já tinha esse status na legislação anterior. Portanto, na prática, a MP não promove alterações nesse sentido. E para reforçar o trabalho da controladoria, segundo a prefeitura, a MP cria um cargo efetivo de auditor de controle interno.  

A Secretaria de Controle Interno é o órgão central do Sistema de Auditoria da Prefeitura, que tem por finalidade orientar, prevenir e fiscalizar a ação dos órgãos e entidades municipais, visando a manutenção de serviços eficientes e de boa qualidade, a correição dos aspectos formais e morais da istração e o cumprimento das normas e da legislação pertinente do Controle Interno.

Contudo, para os servidores, essa MP retira os poderes de fiscalização dos Controladores previstos na Lei 346/2005 (Lei do Controle Interno); no Artigo 122 da Lei Orgânica e ainda nos artigos 31, 70, e 74 da Constituição Federal de 1988. O município possui 04 controladores efetivos, aprovados em concurso público.

"O Cargo de Controlador Interno, de nível superior, está previsto na Lei 546/2017 e no concurso 01/2016 que ofertou 04 (quatro) vagas de nível superior para Controlador. A MP ainda redistribui os integrantes da controladoria para as secretarias desvinculadas do Pavilhão Central da Prefeitura, inibindo o acompanhamento dos trabalhos desta Controladoria aos Setores de RH, Licitação, Contabilidade, Patrimônio, Almoxarifado, financeiro e aos Atos da Gestão. Dessa forma, inibe os controladores de fazerem representação direta aos órgãos competentes quando tomarem conhecimento de irregularidades, pois a MP diz que deve ser apresentada ao secretário de Controle Interno", criticou um servidor da área. 

ASSUNTOS ananás prefeito medida provisória controle interno

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Prefeitura credencia restaurantes populares para fornecimento de 1.500 refeições por dia 3u5k54


Palmas

Dona de lanche sofre queimaduras e perde meio de sustento após carro bater em trailer 133u5g


Movimento estudantil

Estudantes ocupam Reitoria da UFNT em protesto por retorno do Restaurante Universitário 3z5j1b


Em Palmas

PM aposentada fica com bala alojada na virilha após disparo acidental da própria arma v6i19


Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.