(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No cargo desde o ano de 2017, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Carmolândia, Roberto Tolentino, foi reeleito para o 4º mandato consecutivo e continuará à frente do Poder Legislativo municipal durante o biênio 2023/2024. 5v2q31

A eleição foi realizada no dia 8 de agosto, mas a posse da nova Mesa Diretora será apenas no início do próximo ano.

Contudo, as reeleições ilimitadas e sucessivas do atual presidente têm sido questionadas por moradores da cidade, bem como de forma discreta nos corredores da Câmara Municipal.

Na Justiça, vem sendo pacificado o entendimento de que é possível a reeleição para o cargo de presidente da Câmara de Vereadores, mas desde que haja um limite, visando garantir a aplicação do princípio de alternância no poder.

Roberto Tolentino foi eleito pela primeira vez para o biênio 2016/2017 e depois reeleito para 2018/2019, 2021/2022 e agora 2023/2024.

ESTREITO, NO MARANHÃO

Na cidade maranhense de Estreito, na divisa com o Tocantins, a Justiça acatou uma ação do Ministério Público e anulou a 5ª reeleição consecutiva do presidente da Câmara de Vereadores. A decisão foi proferida no dia 5 de agosto deste ano. O juiz Bruno Nayro de Andrade Miranda também determinou a realização de nova eleição para o biênio 2023/2024.

Na Ação Civil Pública, o MP apontou a inconstitucionalidade de um artigo da Lei Orgânica do Município que permitia a reeleição de qualquer dos membros para o mesmo cargo, sem nenhuma limitação ao número de mandatos.

O artigo 57 da Constituição Federal proíbe a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente na Câmara dos Deputados e no Senado. O Supremo Tribunal Federal (STF) entende que essa proibição não é norma de reprodução obrigatória por parte dos estados e municípios. Porém, o STF entende que é inconstitucional ter sucessivas e indefinidas reeleições para o mesmo cargo nas Casas Legislativas, por afrontar os princípios republicano e democrático de alternância no poder.

"Tal perpetuidade é, por óbvio, inissível, pois impede a oxigenação da chefia do Parlamento, bem assim leva a um engessamento que não se coaduna com a alternância de poder típica dos regimentos democráticos e republicanos”, afirmou o juiz na decisão.

“A recondução do atual presidente mais uma vez significa verdadeira perpetuidade de poder nas mãos da mesma pessoa. Ademais, fere a democracia, uma vez que a alternância de poder é conceito relacionado diretamente ao de democracia, que condena a perpetuidade de dirigentes políticos no poder”, afirmou o promotor de justiça Paulo Roberto da Costa Castilho, autor da ação.

ASSUNTOS carmolândia presidente da câmara reeleição vereador tocantins mpto

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Prefeitura credencia restaurantes populares para fornecimento de 1.500 refeições por dia 3u5k54


Palmas

Dona de lanche sofre queimaduras e perde meio de sustento após carro bater em trailer 133u5g


Movimento estudantil

Estudantes ocupam Reitoria da UFNT em protesto por retorno do Restaurante Universitário 3z5j1b


Em Palmas

PM aposentada fica com bala alojada na virilha após disparo acidental da própria arma v6i19


Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.