(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins -  A cerimônia de posse da Comissão Provisória do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no Tocantins foi realizada na noite desta segunda-feira (8/7), em Palmas. O deputado federal Alexandre Guimarães está à frente da Comissão do partido desde o último dia 3 de junho. 4g3r38

Várias lideranças nacionais prestigiaram a solenidade, como o presidente nacional do partido, Baleia Rossi; o ministro das Cidades, Jader Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; o líder da sigla na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (AL), entre outros. Em discurso, o foco do congressista foi abordar uma reoxigenação, mas com respeito à história da agremiação no Estado.

Alexandre Guimarães destacou que o partido tem 26 pré-candidatos a prefeito nas eleições 2024, 19 prefeitos (as), 30 vices e uma série de vereadores. “70% dessa plateia aqui vai enfrentar as urnas deste ano. São as pessoas com quem vou caminhar no Tocantins inteiro, levando a mensagem de um MDB que não divide, lúcido de sensatez, de construção”, afirmou.

Membros históricos do partido

Os ex-governadores Marcelo Miranda, Moisés Avelino e a coronel Patrícia Amaral foram homenageados pelos serviços prestados ao partido e ao Tocantins. Avelino não esteve presente e foi representado pela sobrinha, Mônica Avelino. Também não compareceram Derval de Paiva (MDB) e a ex-deputada Dulce Miranda (MDB).

Apesar da resistência de alas mais tradicionais do partido diante da chegada por meio de acordo com a direção nacional, Alexandre Guimarães exaltou nominalmente quadros históricos da sigla, incluindo insatisfeitos como Derval de Paiva. 

A representatividade que ela [a bandeira do MDB] traz é a palavra respeito. Com este ponto de equilíbrio, vamos caminhar em todo o Estado do Tocantins, levando uma mensagem de respeito absoluto à história que o MDB construiu até aqui. A história de Brito Miranda, de Marcelo Miranda, de Dulce, de Derval de Paiva, de Buti [Herbert Brito], de todos os companheiros que nós tivemos até aqui”, afirmou o novo presidente.

Marcelo Miranda exaltado

Antecessor no comando da sigla e avalista do acordo com a direção nacional, Marcelo Miranda foi exaltado por Alexandre Guimarães, a quem prometeu publicamente “não decepcionar”. 

Eu preciso de ti, dos teus conselhos, da tua sensatez, do teu bom coração, que entendi que tens depois deste contato que a gente está fazendo”, afirmou. 

O congressista ainda lamentou o fato de Dulce Miranda não ter sido reconduzida à Câmara Federal em 2022, mas garantiu que irá trabalhar pelo retorno dos dois à vida pública em 2026. “Para poder construir essa história tua, da tua família, para somar ainda mais com o nosso dever. A gente vai construir essa história juntos”, emendou.

Vaga no Senado

O novo presidente fez questão de destacar que o planejamento é recolocar o Movimento Democrático Brasileiro entre os partidos protagonistas do Tocantins, com a eleição do maior número possível de prefeitos, vices e vereadores. Entretanto, Alexandre Guimarães chamou a atenção ao revelar planos da sigla para o pleito de 2026. 

O dirigente mira vaga no Congresso Nacional com o apoio do Palácio Araguaia. “Vamos trazer proposta de Senado, quiçá em um diálogo na base do governador Vanderlei Barbosa e Laurez Moreira.  É chegada a hora de respeitar o MDB do tamanho que o MDB é. E é essa mensagem que me proponho a fazer, respeitando a história e construindo um novo rumo neste partido”, defendeu.

Presenças

Além das lideranças emedebistas nacionais, o evento teve destaque por movimentar uma vasta gama de políticos. Entre nomes que prestigiaram toda a programação ou que marcaram presença, aparecem o vice-governador Laurez Moreira (PDT); os prefeitos de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB); de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB); de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD).

Também compareceram os pré-candidatos ao Paço de Palmas, deputada Janad Valcari (PL); de Porto Nacional, deputado federal Antônio Andrade (Republicanos); de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB); de Formoso do Araguaia, Ronison Parente.

Os deputados federais Lázaro Botelho (Progressistas), Eli Borges (PL) e  Ricardo Ayres (Republicanos), o presidente Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos) e os deputados estaduais Vilmar de Oliveira (SD), Valdemar Júnior (Republicanos), Nilton Franco (Republicanos),  Eduardo Fortes (PSD), Janad Valcari (PL), Gutierres Torquato (PDT), Moisemar Marinho (PSB) também marcaram presença.

Alexandre Guimarães é o presidente da Comissão Provisória do MDB no Tocantins.
Solenidade de posse da nova diretoria do MDB Tocantins.
Marcelo Miranda, ex-presidente estadual do MDB.
ASSUNTOS mdb alexandre guimarães palmas marcelo miranda heder barbalho tocantins baleia rossi

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.