Os vereadores de Palmas cobraram mais atuação da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) no trabalho de combate às intensas queimadas registradas na capital. 581z41
Ex-aliado da gestão, o vereador Milton Neris (PP) disse que muitos produtores rurais tiveram suas propriedades destruídas pelo fogo e criticou a inércia da prefeita, que só agora contratou servidores para atuar no combate.
“Agora ela contratou 20 agentes de paisagismo para combater incêndio. Homens que nem foram treinados para a função. E vão trabalhar com o que se nenhum abafador e nenhum soprador, foram adquiridos este ano? Vão fazer o combate com os equipamentos antigos quebrados?”, questionou.
Filipe Martins (PSC) também criticou a atuação da prefeita. Por sua vez, Tiago Andrino (PSB) classificou como inadequada a postura de Cinthia diante dos fatos. “A responsabilidade é dar continuidade ao trabalho de combate que já era desenvolvido. Pega fogo todo ano, mas essa é a primeira vez que não contrata ninguém para combater, que não tem um plano de ação. Dessa forma é a chuva que vai salvar a gente, não a Prefeita”, criticou Andrino.
Já a líder de governo, vereadora Laudecy Coimbra (SD), afirmou que várias ações de conscientização foram adotadas ao longo do ano para reduzir o número de queimadas.
“No total, 839 pessoas participaram palestras e 1400 propriedades foram visitadas para receber ações de conscientização, além de peças publicitárias sobre o tema, mas é preciso lembrar que o fogo está onde a o ser humano. A maioria dos focos é causada por ações das pessoas. É responsabilidade também da população cuidar do meio ambiente, não podemos jogar toda culpa na prefeita”, defendeu.
Somente nesta terça-feira (3) a prefeitura de Palmas anunciou a contratação de 20 brigadistas. A Capital já vem sofrendo com as queimadas desde o mês de julho.