(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins –  Os professores Maria Santana Milhomem e Marcelo Leineker, candidatos a reitora e vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), oficializam nesta terça-feira (29/4) o início da campanha rumo à gestão da universidade, cuja eleição está marcada para o dia 28 de maio. 3l3l3m

Segundo os candidatos, a Chapa – Acolhimento e União valoriza a inclusão, a inovação e o fortalecimento da UFT como motor de transformação social e desenvolvimento regional. “A caminhada começou, e todos somos protagonistas dessa história”, afirma Maria Santana, reforçando o espírito coletivo e participativo que marca a proposta da Chapa.

Raízes e trajetórias 

Filha da zona rural do Tocantins, Maria Santana iniciou sua trajetória docente ainda no ensino médio, conciliando trabalho e estudos até a formação em Pedagogia. Atuou como supervisora escolar e professora na Unitins e, em 2008, concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, com pesquisa inédita sobre relações de gênero na comunidade indígena. É também doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou na UFT em 2011, no Câmpus de Arraias, e, como Pró-Reitora de Extensão e Cultura, liderou políticas afirmativas e fortaleceu a inserção social da universidade. Atualmente, integra o colegiado do Curso de Direito no Câmpus de Palmas e atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, com foco em inclusão, inovação e responsabilidade social.

Marcelo Leineker, apelidado de "menino Porque" pela curiosidade sem limites, encontrou na Física sua paixão e formou-se pela UnB, alcançando o doutorado com dedicação à ciência como instrumento de transformação. Na UFT, consolidou sua trajetória de gestão a partir de 2015, como vice-diretor e diretor do Câmpus de Palmas, promovendo modernização estrutural, integração acadêmica e incentivo à cultura e ao esporte. Durante a pandemia, coordenou a retomada dos estágios em saúde e, como vice- reitor, estruturou a Agência de Inovação, aproximando a universidade da sociedade com foco em internacionalização, empreendedorismo e gestão de contratos.

Santana e Marcelo dizem conhecer como poucos os desafios, as potencialidades e a diversidade dos câmpus da universidade — Palmas, Porto Nacional, Miracema, Gurupi e Arraias.

"A candidatura da Chapa Acolhimento e União nasce da escuta atenta à comunidade acadêmica e da certeza de que é preciso avançar com responsabilidade, respeitando as conquistas já alcançadas, mas ousando sonhar e realizar muito mais", afirmam os candidatos.

Entre as principais propostas da chapa, destacam-se:

Para a professora Santana, o projeto da chapa não é apenas uma continuidade do que deu certo — é também a abertura de novos caminhos para que a UFT avance como referência de ensino, pesquisa, inovação e extensão na Amazônia Legal e no Brasil. "A UFT precisa ampliar seu um espaço acolhedor, inovador e transformador, que respeite e potencialize os sonhos de todos os seus estudantes, técnicos e professores. Queremos uma universidade viva, com alma, que pertença verdadeiramente a todos e todas”, afirma.

Por fim, Marcelo enfatizou que “acolhimento, união, inovação e inclusão são mais do que palavras: são compromissos vivos, que pulsam no coração da nossa gestão”.

ASSUNTOS eleições reitoria uft tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.