(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – Professores contratados da rede estadual de ensino do Tocantins estão vivendo um drama desde o início do ano letivo de 2024, que começou em 29 de janeiro. Diversos profissionais entraram em contato com a reportagem do AF Notícias para denunciar atrasos salariais. 4je4e

Conforme os relatos, vários professores ainda não receberam seus salários na integralidade. No pagamento referente ao mês de fevereiro, por exemplo, ocorreram descontos indevidos, resultando em valores inconsistentes, sendo que alguns profissionais receberam mais e outros menos, apesar de terem o mesmo tempo de serviço.

Para piorar a situação, muitos professores ainda estão com os salários de março e abril em atraso. Esses meses seriam pagos a título de indenização em razão da demora para a dos contratos, o que só ocorreu agora em maio.

“Os nomes dos professores já foram reados à Seduc, porém, não houve resposta se haverá pagamento ou não. O mês com o maior número de servidores sem pagamento é o de abril”, relatou um professor.

“Essa situação tem gerado um grande transtorno para nossas famílias, pois dependemos desse rendimento para pagar despesas básicas como alimentação, moradia e outras necessidades essenciais”, lamentou. 

“Além das dificuldades financeiras, os professores ainda precisam lidar com problemas de saúde mental, agravados pelo estresse e pela ansiedade decorrentes da incerteza financeira”.

Quando ligamos na folha a resposta é que não há pagamento indenizatório previsto referente ao mês de abril. É preciso que a Secretaria de Educação (Seduc) tome medidas urgentes para resolver essa questão. A regularização desses salários é crucial para a dignidade e o bem-estar dos professores e de suas famílias, além de ser uma questão de justiça e respeito pelos profissionais que se dedicam à educação de nossos estudantes. Por isso, pedimos encarecidamente que as autoridades competentes se mobilizem para resolver essa situação com a celeridade e a seriedade que o caso exige”, finalizou.

A reportagem entrou em contato com a Seduc, mas não obteve resposta até agora. O espaço continua aberto. O secretário da Educação é o professor Fábio Vaz.

Concurso público

Realizado recentemente, concurso público da Educação do Tocantins ofertou 5.242 vagas para professor, coordenador e orientador. Porém, muitas não foram preenchidas, abrindo espaço para contratação temporária de servidores.

Mais de 4 mil candidatos aprovados já foram convocados para posse. Conforme estabelece o edital, o prazo de validade do concurso é de 2 anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

ASSUNTOS seduc educação professor salário atrasado

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.