Os s de TV por no Distrito Federal e 10 Estados localizados nas Regiões Centro-Oeste e Norte já podem receber alertas de risco encaminhados pela Defesa Civil. A data inicial foi esta segunda-feira (18). 6gf6n
As mensagens vão alertar a população de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as mensagens serão disponibilizadas para os s do serviço de TV por do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Em caso de alerta, o cliente da TV por receberá a mensagem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Na tela será exibida a seguinte mensagem: “Defesa Civil: agora os aletas de risco estão na sua TV. Fique ligado!”.
Não será necessário cadastro por parte dos s e haverá a opção de o fechar a janela se desejar.
A Anatel informou que caberá ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) a decisão sobre o envio dos alertas. As mensagens com os diferentes conteúdos serão definidas pelo Cenad e a Defesa Civil dos estados e municípios.
Atualmente o serviço já está disponível aos s das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
No dia 16 de dezembro, as mensagens também poderão ser encaminhadas para os clientes de TV por da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Com isso, o serviço será implantado em todos os estados do país.
Além do serviço de exibição de mensagens de alerta para s de TV por , desde 2017 a Defesa Civil já encaminha este tipo de mensagens a telefones celulares por meio de SMS.