(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Três deputados estaduais do Tocantins já solicitaram a suspensão das cobranças de água e luz dos consumidores do Tocantins por causa da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é evitar que a população seja drasticamente impactada com a falta de serviços essenciais durante esse momento de crise. 1d5ck

Pela proposta do deputado Ricardo Ayres (PSB), as cobranças seriam suspensas por um prazo inicial de 90 dias, proibindo a interrupção do fornecimento, e que, após esse período, os valores devidos pela população de baixa renda sejam assumidos pelo Estado.

Nesse caso, o Governo poderia, alternativamente, isentar o ICMS destas contas ou dividí-los em até 20 vezes para que a população possa se reestruturar financeiramente. 

O deputado Valdemar Júnior (MDB) também protocolou, nesta quarta-feira (18), na Assembleia Legislava, um projeto de lei que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica e de água com menos de 90 dias de atraso no pagamento.

Segundo o parlamentar, a preocupação se deve, principalmente, ao avanço da pandemia do coronavírus e seus impactos negativos para a população. “Ao que tudo indica, teremos de fato grandes impactos negativos por conta desse vírus. A sociedade sofrerá, não só na saúde, como também, principalmente na economia. A situação tende a se agravar cada vez mais. Portanto, precisamos ajudar a todos que serão atingidos, principalmente a população de baixa renda, que deve ser a mais afetada, com toda essa problemática que o mundo vem enfrentando”, observou.

A parlamentar Vanda Monteiro (PSL) também encampou a mesma proposta para impedir o corte no fornecimento de água e luz. As concessionárias Energisa e BRK Ambiental ainda não se manifestaram sobre o assunto. 

Nesta quarta-feira (18), o Tocantins já contabilizou 27 casos suspeitos do novo coronavírus e 1 confirmado. A Prefeitura de Palmas já determinou o fechamento do comércio em geral. Ficarão abertos apenas os supermercados, farmácias e unidades de saúde. O Governo do Estado também adotou várias medidas como a suspensão das aulas na rede pública e privada por tempo indeterminado. 

O QUE DIZ A ENERGISA

"A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid-19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, agentes federais que regulamentam o setor de energia elétrica, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país e garantindo que soluções para o segmento sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações.

Sendo assim, o Ministério de Minas e Energia instalou um Comitê Setorial de Crise para resguardar a saúde de servidores e, também, garantir o funcionamento dos serviços de energia. O Comitê irá articular, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados à pasta.

A Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja realizado prioritariamente pelo site energisa.com.br, pela Gisa (atendente virtual pelo WhatsApp) e pelo aplicativo Energisa On.

Vale ressaltar ainda que a companhia já conta com planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências".

O QUE DIZ A BRK

"Com o avanço da pandemia imprevisível provocada pelo Coronavírus no Brasil, e a importância da sociedade ter o à água tratada para cumprir as medidas de higiene fundamentais para conter a disseminação da doença, em especial a frequente lavagem das mãos, a BRK Ambiental paralisou as ações de corte de água por falta de pagamento por 60 dias a partir de 19 de março de 2020.

A empresa acredita ser fundamental a união de esforços para proteger a saúde pública nesse momento crítico vivido pelo País e mantém seus profissionais atuando para garantir a entrega dos serviços de água e esgoto para toda a população.

A BRK reforça que o atendimento digital ou o serviço 0800 à disposição da população, também minimizam os riscos do avanço da Covid 19 e garantem o atendimento sem a necessidade de deslocamento do cliente para uma loja física”

ASSUNTOS água luz deptuados estaduais energisa brk ambiental

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.