(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez um estudo que demonstra o potencial de arrecadação de recursos para os fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio da dedução de imposto de renda. 1j626d

O quadro demonstrativo, elaborado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE), revela que somente 12 municípios tocantinenses estão aptos a receber doações das declarações que devem ser entregues até o dia 30 de abril.

O estudo revela inconsistências no cadastro de 28 municípios junto à Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). Essa situação, torna os fundos dessas cidades inaptos a receber recursos de doações advindas das deduções no imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Já os fundos dos 99 municípios restantes, estão irregulares por falta de cadastro junto à SNDCA.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do CAOPIJE, Sidney Fiori, os prefeitos têm até o dia 31 de outubro para regularizar os fundos municipais e torná-los aptos a receberem recursos de doação de imposto de renda para o próximo exercício fiscal.

Restituição de 100% do valor da doação

O promotor Sidney Fiori lembra que o contribuinte com direito a restituição de imposto de renda receberá o valor da doação corrigida pela taxa selic. “É como se o contribuinte fizesse um investimento, porque terá 100% do valor da sua doação restituída com a correção pela taxa selic, que tem rentabilidade maior que a poupança”, enfatizou.

A doação também é vantajosa para o contribuinte que tem imposto a pagar, pois ele terá o valor da doação integralmente deduzido do saldo devedor.

Pandemia

O promotor explicou que uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, permite que parte dos recursos destinados aos fundos seja utilizada para combater situações de emergências e calamidade pública.

“Por meio dessas doações os municípios terão condições de investir tanto em projetos específicos para crianças e adolescentes, como em iniciativas de prevenção e proteção de risco à saúde pública, provocados pela pandemia do coronavírus”, alertou.

Saiba como fazer

Pessoas físicas até o dia 30 de abril para entregar a declaração do imposto de renda. As doações para os fundos nacional, distritais, estaduais e municipais da criança e do adolescente, podem ser feitas no próprio programa de declaração. Para isso, o contribuinte deve ar, na aba esquerda do programa, o “Resumo da Declaração” e, em seguida, escolher a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”.

O próprio sistema faz o cálculo do valor a ser doado, que pode ser até 3% para pessoas físicas. Depois que o contribuinte indicar o fundo que receberá a sua doação, deve imprimir a guia de pagamento, ando da opção “Darf - Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Para a doação ter validade, o pagamento deverá ser feito até a data de vencimento. 

Veja a tabela do MPTO.

(Ascom)

ASSUNTOS doação imposto de renda fundo da infância

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.