(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins –  A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura assinou, nesta quinta-feira (13/3), Termos de Cooperação Técnica com os municípios de Arapoema e Pau D’Arco, para desenvolver as ações do Programa Trilha da Pesca e Aquicultura, instituído através da Lei 4.508/2024.  2un5e

A dos termos aconteceu durante uma reunião em Arapoema e reuniu os prefeitos de ambas as cidades, secretários municipais, produtores, pescadores e a Associação de Voluntários de Arapoema (AVA). 

O secretário-executivo da Pesca e Aquicultura ressaltou o sucesso do encontro e explicou como o trabalho será feito após a dos termos de cooperação. “O evento foi um sucesso, tivemos ali uma boa discussão, na qual apresentamos a pesca e aquicultura do Estado para os produtores e para os prefeitos e em seguida assinamos os termos. O próximo o agora é fazer o plano municipal da pesca de cada município e após esse plano ser aprovado e se tornar Lei nas duas cidades, a gente vai conseguir assim dar andamento às ações e gerar emprego e renda para a população local”, afirmou.

O prefeito de Arapoema, Paulo Pedreira, destacou a importância dos termos para a região. “É um marco muito importante para nós. O termo assinado traz para a nossa cidade não só o desenvolvimento da economia, mas também a parte social e o desenvolvimento da região. É muito importante estarmos aqui juntos fazendo essa audiência para concretizar esse compromisso com nosso povo e com apoio da Sepea e do Governo do Tocantins”, comentou.

O prefeito de Pau D'Arco, Gilmar Oliveira, afirmou que é um momento histórico e ímpar para os municípios de Pau D’Arco e Arapoema. "É importante que estejamos juntos para alavancar o volume de pescado junto com o produtor rural, com tanque escavado, pescadores artesanais, e melhorar ainda mais a produção peixe nos nossos municípios e tudo isso em parceria com a Sepea, produtores e Governo do Estado”, disse.

O produtor de Arapoema, Oloires Pereira Gomes, disse estar animado com o apoio da Secretaria e espera que a cadeia produtiva cresça mais ainda. “A gente esperava isso há muito tempo e veio na hora certa. Nós parabenizamos todas as autoridades e sabemos que vai ser muito bom, mais uma oportunidade dos pequenos produtores crescerem e desenvolverem seus trabalhados dentro daquilo que eles sabem fazer. Tendo agora esse apoio técnico e financeiro, com certeza vamos crescer mais ainda”, destacou.

Técnicos da Sepea juntamente com as prefeituras e parceiros, devem se reunir para a elaboração dos planos municipais. 

Participaram do encontro o secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, os diretores de Desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis e do Desenvolvimento da Aquicultura, Thiago Tardivo, a analista da Sepea, Thaís Castelo Branco, o secretário-executivo da Indústria, Comércio e Serviços, Elenil da Penha, a pesquisadora socioeconômica da Embrapa, Andrea Muñoz, o prefeito de Arapoema, Paulo Pedreira, o prefeito de Pau D’Arco, Gilmar Oliveira, secretários municipais, AVA, produtores e pescadores. 

Trilha da Pesca e Aquicultura

Sancionado pelo governador Wanderlei Barbosa como Lei 4.505, em setembro de 2024, o Programa Trilha da Pesca e Aquicultura, desenvolvido pela Sepea e seus técnicos, é uma ferramenta de desenvolvimento e fomento aos setores pesqueiro e aquícola tocantinenses. 

Dentre as principais ações do Programa estão: a formalização de parcerias com municípios, estados, agências federais, instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais e entidades privadas; desenvolvimento de programas de capacitação para produtores, técnicos e gestores; interlocução na busca por mecanismos de financiamento e incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos e tecnologias sustentáveis; promoção de práticas de conservação ambiental e manejo responsável dos recursos pesqueiros; - integração do programa com políticas de segurança alimentar e desenvolvimento rural e a promoção de eventos relacionados ao setor de pesca e aquicultura, incluindo feiras, simpósios, workshops e conferências, para troca de experiências, divulgação de tecnologias e fortalecimento de redes de colaboração entre os diversos atores envolvidos 

ASSUNTOS aquicultura arapoema pau d'arco tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.