(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O proprietário da empresa Naturale, José Arcanjo Pereira Júnior, estuda a viabilidade para exportar a farinha de mandioca sabor pequi produzida no Tocantins diretamente para países da Europa. 1d591w

O empresário se reuniu com engenheira de alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica Gonçalves França, na manhã desta terça-feira (21), onde foi apresentada a formulação desenvolvida para serem processados e comercializados no exterior. 

A proposta é selecionar uma formulação desenvolvida especialmente para atender a demanda da empresa, neste caso farinha de mandioca pubada sabor pequi. Ao todo, a técnica da Seagro desenvolveu 13 formulações e destas três foram aprovadas e serão industrializadas nos próximos meses. A intenção é exportar este novo produto principalmente para a Bélgica, Holanda e Portugal.

De acordo com o proprietário da empresa, José Arcanjo, a comercialização entre a Europa e o Tocantins já existe, mas o empresário quer expandir a venda dos produtos agregados de valores. “Já fechamos a venda de duas toneladas de puba e, ainda no ano ado, exportamos o pequi in natura para estes locais, mas visamos crescer esse mercado consumidor com outros produtos diferenciados”, ressaltou.

O empresário diz ainda que pretende expandir a comercialização com produtos derivados do pequi e mandioca. “Pretendemos aumentar esse negócio e levar produtos de valores agregados no padrão de qualidade para o mercado europeu”, complementou.

Segundo a engenheira de alimentos, Verônica França, para tanto, a Secretaria de Agricultura auxiliará os produtores tocantinenses a se qualificarem. “E, assim, abrir novos mercados com produtos diferenciados tais como a farinha de mandioca temperada e saborizada com pequi, bem como outros produtos produzidos com frutos do cerrado”, projetou.

Agrotins 2020

Para incentivar essa atividade aos produtores tocantinienses, a gerência de Agroindústria da Seagro estará na Agrotins 2020, que será de 05 a 09 de maio, realizando oficinas de capacitação para ensinar o processamento adequado dos produtos da farinha, principalmente a farinha de puba, bem como apresentará diferentes formulações a base de frutos do cerrado.

ASSUNTOS tocantins farinha pequi europa portugal bélgica holanda

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Navegação

Com licença emitida, hidrovia Araguaia-Tocantins reforçará potencial logístico do estado 451o


Sisepe, Sintet e CUT

Entidades pedem apuração do MPF sobre obrigatoriedade de abertura de conta no BRB t521r


Gastos Públicos

TCE questiona aumento de 527% em contrato de decoração natalina do Palácio Araguaia 55n71


Nova gestão

Delegado Reginaldo de Menezes é nomeado como novo secretário da Cidadania e Justiça 2m3h6i


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.