O morador Severino Frazão de Araújo Filho, 48 anos, está correndo risco de vida por falta de leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Araguaína (HRA). 5c5ug
O filho, Marco Antônio de Sousa Araújo, disse que seu pai ou 47 dias internado na UTI e foi transferido para outro leito no dia 7 de dezembro por ter apresentado melhora, mas seu quadro de saúde piorou no dia seguinte e não havia mais vaga disponível na UTI do hospital.
“Meu pai foi na UPA quatro vezes reclamando da falta de ar, dor nas costas e o médico decidiu interná-lo. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional e ficou uma semana nos corredores. O estado de saúde dele piorou ainda mais no quarto e estava apresentando melhoras na UTI até o momento em que o médico o tirou de lá e ele quase veio a óbito”, contou.
Severino Frazão respira com ajuda de aparelhos e precisa urgentemente de uma vaga na UTI. Ele sofre de diabetes tipo 2 e também possui doença de chagas, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, além de pneumonia.
O filho disse que já denunciou o caso à Defensoria Pública. “Já saiu a liminar do juiz obrigando o Estado a disponibilizar uma vaga para ele na UTI e estamos esperando que a decisão seja cumprida. É a vida do meu pai que está em risco”, disse o filho.
O que diz a SES
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que o paciente foi transferido para uma enfermaria para ‘dar sequência ao tratamento’.
"Na enfermaria, continuando o tratamento, houve piora clínica devido às comorbidades do paciente que agora aguarda vaga em UTI, providenciada pela Central de Regulação Estadual. A SES ressalta que está prestando todos os cuidados que o paciente requer, hoje ele se encontra em leito na sala amarela enquanto aguarda liberação de vaga em UTI", informou.