(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Justiça determinou que o Governo do Tocantins apresente ao Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde (Sindessto) informações referentes a todos os pagamentos do Plansaúde nos últimos 12 meses. 5439h

A decisão do juiz José Maria Lima, da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas, determina que o Estado forneça, no prazo improrrogável de 10 dias, as seguintes informações: relação dos pagamentos feitos aos Prestadores de Serviços do Plansaúde, pessoa jurídica, referente aos últimos 12 meses, com a identificação do nome do prestador, os meses de serviços prestados com as respectivas datas, números de faturamento, datas de pagamento, bem como todos os comprovantes de pagamentos efetuados, além do relatório de glosas, em percentuais e valores, de cada prestador pessoa jurídica, no mesmo período. 

O sindicato disse que o plano não tem efetuado os pagamentos de forma regular e isonômica aos seus prestadores de serviços. Ou seja, uns recebem em determinados meses e outros não, dando a entender que há privilégios. 

"O Sindicato oficiou duas vezes o Plansaúde solicitando estas informações, mas o plano não respondeu, só forneceu a informação vaga de que estava realizando os pagamentos conforme programação interna. Por conta da não obtenção de informações, entramos com uma ação. Provamos que solicitamos istrativamente todo o tipo de resposta, provamos a demora, o desrespeito aos princípios constitucionais, principalmente da publicidade, e argumentamos que o processo istrativo é público. Todos devem ter o e a decisão do juiz foi deferir o pedido", explica o advogado Rafael Sulino. 

Conforme a decisão do juiz, as informações sobre a destinação de dinheiro público não devem ser mantidas em sigilo, mas sim compartilhadas com o público, a fim de que acompanhem como os recursos públicos oriundos dos impostos cobrados são empregados pelos gestores. 

"Destarte, não vislumbro qualquer impedimento quanto ao o do autor às informações requisitadas à istração, as quais devem ser devidamente readas pelo Poder Público, razão pela qual reconheço a probabilidade da existência do direito pleiteado pelo autor", diz o documento. 

Para a presidente do Sindessto, Maria Lúcia Machado de Castro a decisão vai ajudar a entidade a entender como são feitos os pagamentos aos prestadores. "Agora de posse desses documentos vamos entender o que de fato está acontecendo em relação aos rees do Plansaúde e provar que os pagamentos não estão sendo feitos de forma isonômica", afirma a presidente. 

Segundo a decisão, caso o governo não cumpra a determinação, será aplicada multa ao secretário estadual da istração e o caso será encaminhado ao Ministério Público para apuração de infração penal e ato de improbidade istrativa.

+ Sem acordo, atendimento ao Plansaúde será suspenso em todo o Tocantins a partir de 22 de outubro

ASSUNTOS edson cabral secad plansaúde pagamentos

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.