(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Atletas, equipes e as suas torcidas já podem preparar os gritos de guerra porque começaram os Jogos Estudantis do Tocantins 2022. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta segunda-feira (25) a abertura oficial da 31ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e da 8ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), considerado o maior evento esportivo escolar do estado. Este ano, estima-se a participação de mais de 18 mil estudantes das redes pública e privada de educação do estado. 3t5dz

A cerimônia de abertura aconteceu na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, e começou com o desfile de delegações das escolas de Palmas e dos representantes das Diretorias Regionais de Educação. Em seguida, apresentações artísticas de dança, pirofagia e ginástica rítmica transmitiram ao público a ideia de que a chama da esperança nunca pode se apagar e que os jogos estudantis do Tocantins estão recomeçando após dois anos de interrupção.

O secretário de Educação, Fábio Vaz, destacou que o retorno das competições é muito importante para a educação tocantinense. “Esse recomeço no pós-pandemia é um momento de celebração do esporte e da Educação. Os Jets e Parajets 2022 unem estudantes em busca do sonho de serem campeões. Os jogos proporcionam também aprendizagem em um intercâmbio cultural. Desejo muito sucesso a todos os atletas”, declarou.

A estudante Stefany Sousa Moreira, 16 anos, desfilou com seus companheiros do Centro de Ensino Médio Castro Alves. A atleta conta que se mudou recentemente para a Capital e que vai competir pela primeira vez nos Jets na modalidade futsal feminino. “Estou achando bem legal tudo que estou vendo aqui e espero que a gente represente bem a nossa escola nas competições”, disse.

Outro momento marcante e representativo da cerimônia foi a condução da tocha olímpica, feita pelo atleta indígena Maurício Pasiku Xerente, pelo mestre de judô Celso Galdino de Araújo, representando os professores e treinadores, e pela miss Capim Dourado, Ludimila de Oliveira, que trouxe em seu vestido elementos da cultura regional e da identidade visual dos Jets. O acendimento da pira olímpica ficou sob a responsabilidade do paratleta Ilquias Lopes Pereira.

Etapas

Os competidores que se classificaram nas eliminatórias municipais disputam, a partir de agora, as vagas em uma das 14 etapas regionais, que ocorrem entre 25 de abril e 11 de julho. Os vencedores dessas fases seguem para as finais na etapa estadual, que ocorrerão em datas diferentes para as categorias 15 a 17 anos e 12 a 14 anos. A Regional Palmas inaugura o calendário desta fase, com jogos e competições entre os dias 25 e 30 de abril.

Os Jets promovem disputas em diversas modalidades individuais e coletivas, como voleibol, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, bton, judô, ginástica rítmica, natação e atletismo. Para ar o calendário completo dos jogos e os regulamentos das modalidades basta clicar neste link disponível no site da Seduc.

Disputa nacional

Os campeões do Estado na categoria 15 a 17 anos garantem vaga na etapa nacional dos Jogos da Juventude, de 2 a 17 de setembro, em Aracajú (SE). Já os classificados na categoria de 12 a 14 anos representam o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s).

8º Parajets

Este ano, a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins foi dividida em dois momentos. De 27 a 28 de maio ocorrem as provas de atletismo, natação e bocha. Já no período de 21 a 22 de junho terão as competições de tênis de mesa e parabton.

Os vencedores dos Parajets garantem vaga nas Paralimpíadas Escolares. Na temporada 2022, o evento contará com três fases regionais classificatórias para a nacional. O Tocantins competirá na etapa regional de Brasília nas modalidades de atletismo, natação e bocha. Se classificados, ao paratletas tocantinenses irão defender o Estado na etapa nacional que acontece em São Paulo, no mês de novembro de 2022.

Abertura do maior evento estudantil em Palmas
Delegações das escolas de Palmas participaram do desfile
ASSUNTOS educação esporte tocantins jets seduc

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.