(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins -  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou um Procedimento Preparatório (nº 1543/2025) para apurar denúncias de violência e ameaças entre estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello, localizada em Palmas. 3j4h1o

O Procedimento Preparatório é uma fase inicial de apuração na qual o MP coleta informações e avalia se há elementos suficientes para justificar a abertura de uma investigação formal ou a adoção de medidas legais. Nesse caso, o procedimento foi aberto com base na notificação (nº 2024.0012962), que relatou intimidações entre alunos, respaldada por boletins de ocorrência e pelo relatório do Centro Integrado 18 de Maio,  uma unidade especializada em atendimento psicossocial, jurídico e médico a vítimas de violência.

Como parte do procedimento, o MPTO solicitou à direção da escola informações detalhadas sobre as providências adotadas, incluindo registros internos, encaminhamentos ao Conselho Tutelar e medidas de proteção às vítimas. O objetivo é avaliar se as ações preventivas em curso são suficientes para garantir a segurança dos alunos e a integridade do ambiente escolar.

O crescente cenário de violência escolar no Brasil

A abertura deste procedimento em Palmas reflete um problema que vem se agravando no Brasil ao longo dos últimos anos. A violência escolar no país mais que triplicou na última década, com 13,1 mil atendimentos a vítimas de agressões físicas, tentativas de suicídio e automutilações registradas por hospitais públicos e privados em 2023, um número alarmante. Em 2013, o total de atendimentos era de 3,7 mil, evidenciando a escalada do problema.

Os números de 2023 ilustram a gravidade do problema:

É importante destacar que, no Brasil, 35,9% das agressões escolares partem de amigos ou conhecidos das vítimas, o que reforça o impacto das relações interpessoais no agravamento da violência no ambiente escolar.

A situação em Palmas, refletida neste procedimento do MPTO, faz parte de uma crise nacional que exige atenção urgente de todos os envolvidos no processo educacional e social do Brasil.

O que diz a Prefeitura de Palmas?

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas informa que está acompanhando com atenção o caso conforme citado em publicação do Ministério Público do Tocantins (MP/TO) no Diário Oficial publicado na última quarta-feira, 15.

Reiteramos que a Secretaria Municipal da Educação mantém o compromisso com a promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor, e está sempre à disposição para colaborar com o Ministério Público e demais instituições de proteção à infância e juventude.

Em caso de Violências disque 100

ASSUNTOS educação brasil palmas tocantins escola municipal de tempo integral eurídice ferreira de mello prefeitura de palmas violência em escolas centro integrado 18 de maio

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.