A Defesa Civil Estadual começou nesta semana a formação de 1.300 brigadistas que vão atuar em 97 municípios do Tocantins para enfrentamento das queimadas neste período que se inicia e há uma alta incidência delas em todo o estado. Estes profissionais estarão capacitados para atuar nos municípios e vão atender as urgências no combate de incêndios florestais. 3a276o
Nesta semana, 150 pessoas de 12 municípios estão recebendo a formação como Brigadistas. A qualificação contempla aulas teóricas e práticas, inclusive de primeiros socorros. O cronograma segue até a segunda quinzena de julho.
Os brigadistas podem ser contratados pelas respectivas Prefeituras, que, diante desse processo, recebem certificado para solicitar o ree do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço - Ecológico (ICMS Ecológico), junto ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), podendo cobrir as despesas feitas na contratação dessas equipes.
Treinamento
A formação é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual. Cada formação tem duração de três dias, com conteúdos relacionados à origem, evolução e combate ao fogo, e também aulas de primeiros socorros.
Apesar de apenas 97 Prefeituras, das 139 existentes no Tocantins am o Termo de Cooperação para a formação das Brigadas Municipais.