(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO) multou a empresa BRK Ambiental em R$ 2.282.842,48 em razão da má prestação de serviços e por descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2015. 2q4u62

O termo de julgamento nº 627/2019 foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 5.372, nesta quarta-feira (05).

As reclamações dos consumidores contra a BRK são referentes à má qualidade dos serviços públicos de água e esgoto, incluindo problemas no fornecimento do serviço, cobrança indevida, aumento variável e injustificado das faturas, indevida suspensão do serviço, ree de informações imprecisas, demora no atendimento (SAC), entre outros. A empresa atende 47 municípios do Tocantins.

No TAC assinado com o Procon, a BRK não cumpriu integralmente o acordo de apresentar uma proposta de solução para as reclamações movidas pelos consumidores, bem como de responder às Cartas de Informações Preliminares (CIP Eletrônica) dentro do prazo, contatar diretamente o cliente para agilizar a solução do problema e disponibilizar canal de atendimento exclusivo ao Procon com atendente para resolver as demandas durante atendimento preliminar.

De acordo com o superintendente do Procon/TO, Walter Viana, a BRK reiterou as práticas abusivas, ferindo assim os direitos do consumidor no que se refere à prestação dos serviços e à resolutividade das demandas.

Os milhares de processos se respaldam no grande volume de consumidores que buscaram o órgão nos últimos anos, alegando os mesmos problemas. O TAC foi firmado em 2015 e, ados praticamente quatro anos, não há reais evidências de melhorias, pelo contrário, houve um aumento expressivo de reclamações”, explicou Viana.

Ainda segundo o superintendente, a concessionária não buscou uma solução para os problemas enfrentados pelos consumidores, visto o quantitativo exorbitante de reclamações pelos mesmos motivos. 

NÚMERO DE RECLAMAÇÕES

Em 2016, o Procon realizou 1.300 atendimentos de reclamações de consumidores contra a BRK. Já em 2017 foram 2.487. No ano de 2018, o total foi 2.787 e até o início do mês de junho deste ano, já foram realizadas 982 reclamações.

A BRK tem o prazo de 10 dias para pagar a multa, mas poderá ainda recorrer da decisão.

O QUE DIZ A BRK

 "A BRK Ambiental informa que nos cinco meses do ano houve redução de 33% de processos no PROCON quando comparado com o mesmo período do ano anterior.  Entre as ações adotadas estão a criação de um canal de atendimento exclusivo ao Procon, a implantação de novos procedimentos comerciais para negociação com clientes e a capacitação de equipes da concessionária. Além disso, 100% das Cartas de Informações Preliminares (CIP) emitidas pelo Procon são respondidas dentro do prazo.  Atualmente, a BRK Ambiental mantém seu índice de 90% de resolutividade dos casos de reclamação".

ASSUNTOS brk procon serviços multa tocantins

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tribunal de Contas

Prefeito de Piraquê tem contas rejeitadas pelo TCE por rombo de R$ 300 mil no Fundeb 1p5a6s


Saúde da mulher

Número de mortalidade materna gera alerta no Tocantins: 22 casos desde ano ado 6mq12


Aviação

Governo recebe equipe da GOL, mas não diz se dará incentivos para voo em Araguaína 3f3255


Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Navegação

Com licença emitida, hidrovia Araguaia-Tocantins reforçará potencial logístico do estado 451o


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.