(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que pretende instituir a política de combate ao bullying nas escolas do Tocantins. 1a2nz

A iniciativa tem como intuito promover diversas medidas de conscientização e atuação dos educadores para evitar a prática de violências físicas ou psicológicas e garantir o bem-estar dos alunos. 

“É preciso criar políticas que incentivem as nossas escolas a serem cada vez mais um espaço de diálogo, empatia, respeito e acolhimento, evitando, dessa forma, o bullying, que pode trazer muita dor às vítimas e sérias consequências no processo de aprendizagem”, afirmou Marcus Marcelo. 

Como seria na prática?

Dentre os objetivos propostos pelo projeto de lei para instituir a política de combate ao bullying nas escolas estão: capacitação das equipes pedagógicas, execução de campanhas educativas; oferecer assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores; integrar os meios de comunicação de massa com as escolas e a sociedade. Quando identificar as vítimas e agressores, ter uma conduta e diálogo de orientação com os pais, familiares e responsáveis. 

O documento ainda cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de nº 9.394/1996, que determina que as unidades de ensino tenham uma educação de qualidade, que não se preocupe somente com a aprendizagem de disciplinas, mas a integridade psicológica, física, moral e social dos alunos. 

“A violência na escola deve ser combatida e prevenida para que seja um espaço seguro, portanto, a escola tem o dever de tomar todas as providências contra o bullying e qualquer outro tipo de problema que tire o direito da criança ou adolescente”, reforçou o deputado. 

Consequências do bullying

Conforme o documento apresentado na Assembleia Legislativa do Tocantins, o bullying é descrito como um tipo de violência que causa um desequilíbrio de poder entre os envolvidos por meio de atos de intimidação, humilhação e discriminação praticados presencialmente ou virtualmente. A prática pode envolver insultos, apelidos e grafitagens pejorativos, ameaças, isolamento social consciente, ataques físicos, furto ou roubo de pertences, assédio ou abuso sexual e entre outros. 

Segundo a psicóloga Lígia Nóbrega, as crianças vítimas de bullying podem ter prejuízos de curto e longo prazo. “Gera ansiedade, dificuldade em estabelecer relações interpessoais, depressão e problemas relacionados à autoimagem, causando sofrimento psíquico e interferindo no processo de aprendizagem”, explicou. 

 A profissional ainda defende a importância das unidades escolares trabalharem de forma integrada atividades pedagógicas e psicológicas. “Para prevenir esse tipo de violência, deve-se considerar o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, promovendo ações de fortalecimento de vínculos aliado à comunicação eficaz no ambiente escolar”, argumentou Lígia.

ASSUNTOS tocantins marcus marcelo afnoticias projeto bullying escolas

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Navegação

Com licença emitida, hidrovia Araguaia-Tocantins reforçará potencial logístico do estado 451o


Sisepe, Sintet e CUT

Entidades pedem apuração do MPF sobre obrigatoriedade de abertura de conta no BRB t521r


Gastos Públicos

TCE questiona aumento de 527% em contrato de decoração natalina do Palácio Araguaia 55n71


Nova gestão

Delegado Reginaldo de Menezes é nomeado como novo secretário da Cidadania e Justiça 2m3h6i


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.