(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Conhecido por guardar múltiplas possibilidades de viagens, roteiros turísticos que chamam a atenção pelas particularidades geográficas e culturais, o Tocantins está prestes a se tornar uma Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico.  304f4c

Aprovado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 5141/19 da senadora Kátia Abreu (PP), aponta o Estado como um dos destinos com uma variedade de atrativos turísticos, que vão desde o turismo ecológico ou ecoturismo, turismo de aventura, turismo rural e o turismo de sol e praia até o turismo gastronômico, incluindo, ainda, o turismo religioso, o turismo cultural e o turismo de experiência.

PROJETO

A proposta de inclusão do estado mais novo da federação como rota nacional do turismo, teve como relator o deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), tem como objetivo desenvolver o potencial turístico regional e local, fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas, fortalecer os setores ligados ao turismo, além de promover o crescimento econômico local, sustentável e inclusivo e valorizar os atrativos naturais e culturais.

Ao expedir parecer favorável, Luiz Antonio Teixeira Jr. frisou que o Tocantins surge como destino importante para o turismo de experiência, aquele em que se estimula a vivência e o envolvimento com as comunidades locais, aproximando o visitante da realidade e valorizando a troca de experiências. “Nesse sentido, o conhecimento do patrimônio histórico, das festas populares e das tradições religiosas é como uma viagem à essência da cultura tocantinense. Da mesma forma, o artesanato diz muito da criatividade das comunidades locais”, destacou ao mencionar a experiência de descobrir os roteiros tocantinenses.

O relator também destacou os principais atrativos do estado, como o Parque Estadual do Jalapão, Ilha do Bananal, além das setes regiões turísticas, entre elas Cantão e Serras Gerais.

Para o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Soares Mariano, a aprovação da proposta, que ainda será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, irá fortalecer o turismo tocantinense. 

Trará mais visibilidade e investimentos ao Tocantins que vive um momento de transformação no turismo. Com a aprovação deste projeto só temos a ganhar nesta retomada do turismo, ao o em que a demanda pelos destinos que o Tocantins oferece tem crescido em meio ao novo perfil dos que buscam viajar pelo Brasil”, ressaltou o presidente da Adetuc.  

ASSUNTOS câmara dos deputados jalapão turismo de aventura tocantins kátia abreu

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Navegação

Com licença emitida, hidrovia Araguaia-Tocantins reforçará potencial logístico do estado 451o


Sisepe, Sintet e CUT

Entidades pedem apuração do MPF sobre obrigatoriedade de abertura de conta no BRB t521r


Gastos Públicos

TCE questiona aumento de 527% em contrato de decoração natalina do Palácio Araguaia 55n71


Nova gestão

Delegado Reginaldo de Menezes é nomeado como novo secretário da Cidadania e Justiça 2m3h6i


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.