(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias de Palmas - Com o objetivo de amenizar as transferências de pacientes sem o perfil clínico ao Hospital Geral de Palmas (HGP), unidade referência em média e alta complexidade para a macrorregião sul do Tocantins, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto reuniu-se com a secretária municipal de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski. 4s344b

O encontro ocorreu nesta segunda-feira (17/03), na unidade hospitalar, onde os gestores realizaram uma vistoria no pronto-socorro e verificaram o atendimento dispensado à população acolhida, da qual 70% que chegam ao hospital são oriundos da Capital e 26% para clínica geral.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), “o Governo tem feitos grandes investimentos no HGP, que nos últimos anos recebeu 157 leitos, 12 de psiquiatria, 50 UTI, 45 de pronto-socorro e 30 para quimioterapia (UNACON), 09 de pós-cirúrgicos e 11 de cuidados do AVC. Além disso, a unidade recebeu nova recepção para o pronto-socorro, novo ambulatório pediátrico e nova cozinha. As estruturas ampliam os atendimentos, mas as demandas da população também crescem e, por determinação do governador Wanderlei Barbosa e por ser uma unidade SUS, não negamos atendimentos, mesmo com sobrecarga”, afirmou Felinto.

A sobrecarga mencionada pelo gestor é reforçada pelo diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa. “Na maioria das noites, principalmente em finais de semana, a unidade chega a um ponto crítico de sobrecarga no PS, em decorrência de acidentes e falta de estrutura na rede hospitalar da Capital e das cidades vizinhas. Atualmente temos uma média de 13 cirurgias ortopédicas por dia e uma média mensal de 80 a 120 pacientes ortopédicos internados”.

A especialidade de ortopedia é apontada pelo diretor da unidade como uma das que mais demanda atendimento no pronto-socorro e dados do Escritório da Qualidade apontam que nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, foram acolhidos no local, 276 pacientes da especialidade. O número é 7% mais que o mesmo período do ano ado, quando a unidade recebeu 257 pessoas e 6% menor que o registrado em 2023, com 294 atendimentos.

Parcerias

No encontro, os entes alinharam uma parceria para reduzir as transferências e aprimorar o serviço de contrarreferência. “A nossa ideia é trabalhar junto com o município de Palmas, para garantir que a população tenha atendimento de qualidade e em tempo oportuno, com cada ente buscando suprir o seu papel dentro do Sistema Único de Saúde. Aliado a isso temos a disponibilidade da Polícia Militar e do Detran, além da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, que estão dispostos a colaborar com campanhas e ações que reduzam os índices de acidentes que compreendem mais de 80% dos atendimentos ortopédicos da unidade”, pontuou Felinto.

Segundo a secretária Dhieine Caminski, “a Secretaria de Saúde de Palmas tem um desafio que é o planejamento estratégico para a gente conseguir atender a nossa demanda, com qualidade, celeridade e de acordo com o que preconiza o SUS. Nós temos aí um planejamento ativo, a gente quer até julho melhorar o fluxo de atenção na atenção primária, para tentar em parceria com o Estado qualificar melhores frutos assistenciais, principalmente em o HGP atender o perfil dele, as UPAs atender o perfil delas e a atenção primária conseguir acompanhar de maneira longitudinal os usuários do sistema”, disse.

Para o Major Jair, “a Polícia Militar, pode em alinhamento com os outros órgãos afins, promover, principalmente em dias eventos, blitzes, fiscalização e ações de coibição para evitar a combinação de álcool e direção e consequentemente o número de acidentes que acabam impactando o HGP”, frisou.

Presente na reunião, o presidente do Departamento Nacional de Trânsito no Tocantins (Detran-TO), Willian Gonzaga dos Santos, destacou que, “o Detran está aqui para colaborar no que for necessário. Temos realizado campanhas de conscientização em datas festivas como carnaval, temporada de praias, as quais já mostram um efeito na redução de acidentes, mas seguiremos em conjunto com os outros órgãos no trabalho de intensificação destas ações”.

A reunião também teve a participação dos titulares da Secretaria de  Estado da Comunicação, Marcio Rocha; da Secretaria de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Francisco Seixas Tadeu de Lima; da Secretaria de  Estado da Comunicação; da Secretaria Municipal de Comunicação, Élcio Mendes; direção do HGP e equipes técnicas das Pasta mencionadas.

Rotatividade de leitos

Para amenizar a lotação, as equipes do pronto-socorro trabalham para dar agilidade na avaliação dos pacientes e os devidos encaminhamentos. “O paciente chega e é acolhido pela classificação de risco, onde fazem a coleta dos sinais vitais e um breve histórico do que tem acontecido com ele. E a partir de então, segundo classificação de risco ele é conduzido para a sala vermelha no casos graves ou recebe cuidados para o controle de dor, realiza exames e segue para internação ou alta hospitalar”, explicou o médico diretor técnico do HGP, Ermilton Barreira Parente Junior.

“Em alguns casos, o paciente é contrarreferenciado para a rede do seu município. Isso ocorre quando o município de origem tem hospital e a pessoa ainda necessita de permanecer dentro de um ambiente hospitalar, que não seja de média ou alta complexidade como é o caso do HGP. A contrarreferência é feita através de um formulário próprio que é encaminhado ao núcleo interno de regulação do hospital, que a para a regulação estadual e assim, encaminhado para a unidade de origem”, acrescentou o diretor.

Fim de semana

No último final de semana, por exemplo, o HGP recebeu 296 pacientes nos prontos-socorros. Sendo 170 adultos e 126 pediátricos. Do total, 52% (156) já receberam alta. “Estes pacientes que chegam à unidade e permanecem por menos de 72 horas são pessoas que não possuem o quadro clínico do HGP e que poderiam ser assistidas em Unidade de Pronto Atendimento, Unidade Básica de Saúde ou hospital de baixa complexidade”, pontuou  Ermilton.

Pacientes assistidos

Entre os pacientes da especialidade de ortopedia, está Márcio Gomes Viana, de 34 anos. “Eu estava vindo da chácara para o município de Porto Nacional, bati a moto em uma vaca e machuquei meu braço e fraturei as costelas. Recebi o primeiro atendimento no Hospital Regional de Porto Nacional e agora e fui encaminhado ao HGP para realizar exames mais detalhados", relatou.

O estoquista Roniel Bezerra , 31 anos, morador de Luzimangues, também está no PS da unidade e falou sobre o que o levou ao hospital. "Eu pilotava uma motocicleta e saí do mercado e estava indo para casa e um cachorro entrou no meio da pista e a mota bateu. Não deu para frear o animal apareceu bem em cima. Fraturei o braço e algumas escoriações na perna", declarou. 

ASSUNTOS afnoticias hgp saúde lotação filas palmas sus governo do estado secretaria de saúde

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.