(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) anulou uma sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizada em 16 de setembro de 2023, e determinou um novo julgamento. 4t114y

Na denúncia, o Ministério Público acusou Cristiano Bringel de furtar cerca de 750 cabeças de gado da fazenda onde era gerente no ano de 2020, em Araguanã. Após o suposto furto, o acusado teria matado o tratorista da propriedade para ocultar o primeiro crime.

O caso teve grande repercussão na época, em razão do suposto sumiço de uma grande quantidade de gado, e foi investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Araguaína.

No julgamento, os jurados reconheceram a prática do crime de homicídio qualificado devido à finalidade de ocultar outro crime, porém, consideraram que não houve o furto, sendo o réu condenado apenas por homicídio.

A defesa, patrocinada pelos advogados Riths Moreira Aguiar, que também é procurador do Distrito Federal, e Renê Moreira Aguiar, interpôs recurso de apelação ao TJTO alegando violação ao artigo 490 do Código de Processo Penal, tendo em vista a contradição entre os votos dos jurados, pois a conexão teleológica ou finalística (com o furto) foi afastada pelo júri e, mesmo assim, houve condenação por homicídio qualificado (em razão do furto).

Ao mesmo tempo, o Ministério Público interpôs recurso pedindo o aumento da pena. O Tribunal de Justiça, no julgamento da apelação, negou provimento ao recurso da defesa e deu provimento ao recurso do Ministério Público, aumentando a pena de 12 anos para 18 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado.

Dessa vez, a defesa interpôs Embargos de Declaração, e o tribunal, reconhecendo o equívoco, acolheu os referidos embargos e deu a eles efeitos infringentes para anular o júri devido à contradição nos votos dos jurados e determinou novo julgamento, que será marcado pelo Juízo Criminal da Comarca de Xambioá.

“Trata-se de um precedente paradigmático, que pode servir de base para a formação de uma jurisprudência favorável à defesa em casos análogos no âmbito do Tribunal de Justiça do Tocantins. É um resultado muito difícil de alcançar em sede de embargos de declaração, pois se trata de um recurso de fundamentação limitada e restrita. Porém, isso mostra o quanto uma defesa técnica qualificada é fundamental para garantir os direitos do cidadão junto ao Judiciário. Mesmo sendo um resultado fantástico do ponto de vista defensivo, ainda recorreremos ao Superior Tribunal de Justiça, pois entendemos que o afastamento do crime de furto pelo júri deve afastar tal crime do novo julgamento em obediência à soberania dos veredictos”, disse o advogado Riths Moreira Aguiar.

ASSUNTOS tjto júri gerente gado tocantins afnoticias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.