(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) está dando os significativos em direção à expansão de sua oferta educacional. Visando atender às demandas da região e promover o desenvolvimento local, a instituição avança nas discussões e planejamento para o lançamento de novos cursos a partir de 2025. 42z2i

Dentre as novidades estão os cursos de Agronomia, Enfermagem, Engenharia de Software, Pedagogia e Engenharia Biomédica. Essa diversificação reflete não apenas a necessidade de formação profissional em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, mas também o compromisso da UFNT com a excelência acadêmica e a inovação.

O curso de Agronomia se destaca pela sua relevância para a economia local/regional, especialmente em uma região com potencial agrícola como o Norte do Tocantins.

O curso de Enfermagem vem para suprir a demanda por profissionais de saúde capacitados, em sintonia com as necessidades da população e os desafios do sistema de saúde. A UFNT conta com estrutura hospitalar própria, privilegiada para inserção dos estudantes de Enfermagem nos cenários de prática, o Hospital Geral de Araguaína (antigo Hospital de Doenças Tropicais), além da estrutura de laboratórios em saúde e equipamentos de simulação realística de última geração.

O curso de Engenharia de Software representa um campo em constante expansão, essencial para a modernização de processos e o impulsionamento da indústria de tecnologia. Com o avanço da transformação digital, profissionais qualificados nessa área são cada vez mais requisitados.

Por sua vez, o curso de Pedagogia surge como uma resposta às demandas por profissionais qualificados na área educacional, capazes de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizado em todos os níveis.

A Engenharia Biomédica é uma área multidisciplinar que combina conhecimentos e técnicas da engenharia e ciências da saúde para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras aplicadas à medicina e à saúde. O curso de Engenharia Biomédica tem como objetivo formar profissionais capazes de aplicar princípios de engenharia e conhecimentos das ciências biomédicas para projetar, desenvolver, implementar e gerenciar equipamentos, sistemas e dispositivos médicos, bem como desenvolver tecnologias e soluções voltadas para a área da saúde. Destaca-se a importância estratégica da Engenharia Biomédica para o desenvolvimento da Região Geográfica Intermediária Araguaína (RGIA), contribuindo para a modernização e avanço dos serviços de saúde, a integração entre tecnologia e medicina, e a formação de profissionais altamente qualificados para atender às demandas do setor de saúde local/regional.

O lançamento desses cursos a partir de 2025, não apenas ampliará as opções de formação superior na região, mas também contribuirá para a formação de profissionais qualificados, capazes de enfrentar os desafios contemporâneos e promover o desenvolvimento sustentável do Norte do Tocantins. Além dos cursos mencionados, outros três (03) cursos estão em discussão e também serão lançados em breve.

A UFNT reafirma, assim, seu compromisso com a educação de qualidade e a promoção do conhecimento como instrumento de transformação social. A preparação e o lançamento desses cursos representam um marco importante em sua trajetória de desenvolvimento da UFNT e um o significativo em direção a um futuro mais promissor para a região e para o país.

ASSUNTOS ufnt cursos tocantins universidade

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Palmas

Denúncia de estudantes gera inquérito no MPTO sobre problemas de esgoto no Taquari 4o313d


Recomendação do MPTO

Prefeitura de Miranorte é acionada para pagar salário integral de conselheiros tutelares 375p4


Norte do Estado

Ministério Público apura destruição de reserva por prefeitura e aterramento de nascente 15y5s


MPTO

Investigação é aberta após denúncia de negligência em caso de AVC na UPA Sul de Palmas 126l67


Prevenção

Parquinhos e quadras de areia são interditados para combate ao bicho geográfico em Palmas 2y3o5a


Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.