(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As obras da primeira etapa da Via Norte, o maior projeto de infraestrutura urbana do Tocantins, já ultraam os 60% executados. Nesta quarta-feira, 1° de setembro, o trecho entre a Avenida Neief Murad e Rua Ademar Vicente Ferreira, no Setor Noroeste, começou a receber a pavimentação asfáltica. 2r3x69

O trecho receberá 5.000 metros quadrados de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente). “A obra está indo bem, dentro do que foi planejado e com previsão de entrega até novembro. Uma via importantíssima que vai mudar a cara de Araguaína ainda mais. Vocês verão o fluxo da cidade mudando para cá, gerando oportunidades, gerando empregos, segurança no trânsito”, comentou o prefeito Wagner Rodrigues.

Ainda nesta quarta-feira, está prevista a liberação do tráfego na Rua Araguaia para que o trecho do cruzamento da Rua Ademar Vicente Ferreira com a Via Norte seja interditado para execução de drenagem e pavimentação.

Reforço estrutural

O trecho inicial da via, no cruzamento com a Avenida Cônego João Lima, no Centro, está sendo preparado para receber uma laje em concreto reforçando as aduelas que ficarão sob a nova via.

“A laje tem a função de distribuição da carga do tráfego sobre o canal, além da adequação das cotas entre a Via Norte e as ruas perpendiculares ou transversais”, explicou o secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé.

Andamento das obras

Com previsão de entrega até o final deste ano, a primeira etapa da Via Norte já conta com a bacia de detenção e rampa de manutenção concluídas. As obras seguem avançando em diversas frentes de serviço, com a demolição de pontes existentes, já com 89% executados; terraplanagem 40% concluída; implantação da rede de águas pluviais 37% concluída; e canalização com aduelas em concreto, 84% do total previsto implantadas até o último dia 12.

Ainda estão previstas as etapas de pavimentação, seguida do plantio de grama nas áreas permeáveis, implantação de calçadas com ibilidade, ciclovias, iluminação pública e sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Águas de Araguaína

O desenvolvimento sustentável, com investimentos em infraestrutura aliado à preservação das nascentes é o objetivo do Projeto Águas de Araguaína. O projeto é executado com financiamento obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

Durante o processo de desocupação das áreas para implantação da Via Norte, foram identificados 30 lançamentos clandestinos de esgoto no córrego Neblina. Com a canalização, não será mais possível a ocorrência destas situações, evitando a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos córregos Canindé e Neblina, principais afluentes da bacia do Lontra e, consequentemente, colaborando para a despoluição do Lago Azul.

Além da implantação da Via Norte, avenida que ligará o centro da cidade a 14 bairros, contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína, o projeto contempla uma série de obras nos bairros, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.

A criação de bacias de detenção da água das chuvas evitará futuros alagamentos e a implantação de vários pontos de área verde, com os parques Nascentes do Neblina, São Miguel e Raizal, garantirá a preservação dos córregos Neblina, Jacuba e do Rio Lontra.

Via Norte recebendo pavimentação
Prefeito Wagner Rodrigues (dir.) na obra
ASSUNTOS araguaína via norte asfalto tocantins

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Estado livre

Ministério da Agricultura descarta gripe aviária no Tocantins; granja será desinterditada i1c2q


Tribunal de Contas

Prefeito de Piraquê tem contas rejeitadas pelo TCE por rombo de R$ 300 mil no Fundeb 1p5a6s


Saúde da mulher

Número de mortalidade materna gera alerta no Tocantins: 22 casos desde ano ado 6mq12


Aviação

Governo recebe equipe da GOL, mas não diz se dará incentivos para voo em Araguaína 3f3255


Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.