(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - Após um gesto de amor de uma família enlutada, houve uma captação múltipla de órgãos no Hospital Regional de Araguaína (HRA), nesse sábado (21). O doador, um jovem de apenas 25 anos que foi diagnósticado com morte encefálica. Foram captados rins, fígado e córneas. 5f6yv

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HRA, já atua na unidade há mais de cinco anos. A enfermeira Luna Maciel disse que este é o segundo Natal consecutivo em que o hospital presencia, em meio à tristeza da despedida, o brilho da esperança renascer através da doação de múltiplos órgãos. "O simbolismo dessa coincidência nos faz refletir sobre a força da solidariedade humana, que mesmo nos momentos mais difíceis é capaz de promover a continuidade da vida”.

“Aos familiares, nossa mais sincera gratidão por sua decisão em meio ao luto. Dizer sim à doação de órgãos em um momento de imensa dor é um ato que transcende o sofrimento e se transforma em um gesto de amor absoluto. A generosidade da família ilumina a vida de pessoas que aguardavam por um milagre e inspira todos nós que testemunhamos essa atitude tão grandiosa e solidária”, acrescentou a enfermeira.

A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, frisou a importância do ato. "Ressignificar um momento de perda com ato de grandeza e amor. Agradeço também o trabalho da equipe do CIHDOOT/HRA que dão todo o e psicológico e de assistência à família neste momento. Não é um trabalho fácil, mas é um processo valioso”.

O médico cirurgião do Instituto de Cardiologia e Transplante de Brasília, (ICTDF), Gabriel Oliveira destacou que “é um momento único, termos a oportunidade de vir, nos deslocarmos para outro Estado, para efetuar a captação do órgão. Levar para o Instituto e saber que estamos contribuindo para solucionar um problema crônico da fila de espera e salvar a vida de mais um paciente. Estamos muito agradecidos à família do doador, todo o nosso respeito nesse momento que sem autorização da família, sem a doação, todo esse processo não seria possível. Chegando em Brasília, existe uma fila dos receptores na qual é respeitada uma ordem de listagem nacional e regional e a partir daí é alocado o órgão”.

As equipes da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO) de Palmas, participaram da operação, que contou também com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e Instituto de Cardiologia e Transplante de Brasília (ICTDF).

ASSUNTOS captação de órgãos hra araguaína

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Segundo IBGE

Brasil calcula pela 1ª vez número de pessoas com autismo e traz dados inéditos; veja 411s40


Apostas esportivas

Governo reforça combate à manipulação de resultados com apoio de entidades internacionais 5w1r9


Verão tocantinense

Temporada de Praia 2025 do Tocantins será lançada na segunda-feira no píer da Agrotins 374c10


Cultura

Grupo tocantinense é convidado para um dos principais eventos de artes cênicas do Sul 171f6c


Capital mais jovem do país

Desfile dos 36 anos de Palmas resgata história, união política e reúne centenas de pessoas 6uc4u


Moda & Estilo

Araguaína recebe a primeira loja Salinas no Tocantins, referência nacional em moda praia 5k1qd


Odontologia

Cirurgião-dentista Wanderson Rodrigues traz para Araguaína tecnologia revolucionária de Israel 6u173


Discriminação

Ministra do TSE sofre racismo e é barrada na entrada de seminário em Brasília 6u2k26

Presidente da Corte, Cármen Lúcia, denunciou crime cometido contra Vera Lúcia.

IR

Advogado alerta produtores rurais sobre erro comum na declaração do Imposto de Renda 3822g


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.