Notícias do Tocantins – O major da Polícia Militar Joaquim de Santana Filho, de 54 anos, morreu vítima de um acidente de trânsito na TO-020, na região do distrito de Taquaruçu, em Palmas, na madrugada deste domingo (4/5). 3y3u45
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, Joaquim perdeu o controle da motocicleta que pilotava, caiu e bateu a cabeça no meio fio. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmaram o óbito.
A Polícia Militar do Tocantins lamentou profundamente a morte do major e manifestou sentimentos à família, amigos e irmãos de farda.
Major Santana ingressou nas fileiras da corporação em 1º de fevereiro de 2001, na graduação de 1º Sargento. Ao longo de sua carreira, ascendeu hierarquicamente, sendo promovido a 2º Tenente em 24 de dezembro de 2012, a Capitão em 21 de abril de 2021 e, recentemente, a Major em 21 de abril de 2025, assinando sua Reserva Remunerada em 23 de abril de 2025.
"Durante sua trajetória na PMTO, o Major Santana atuou com profissionalismo em diversas unidades e seções, contribuindo significativamente para os trabalhos da PM/6, Ajudância/Protocolo, Diretoria istrativa e Logística (DAL), 6º Batalhão da PM, 1ª Companhia Independente da PM Corregedoria. Major Santana, após cumprir seu tempo de serviço havia requerido o ingresso para a reserva remunerada a menos de um mês. Sua partida precoce deixa uma marca de tristeza e dor em toda corporação", diz a nota.
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, e toda a família policial militar do Tocantins expressam suas mais sinceras condolências à família e aos amigos do nosso estimado irmão de farda. "Agradecemos imensamente os anos de serviço e a valiosa contribuição do Major Santana para a segurança e o bem-estar da sociedade tocantinense. Sua partida deixa uma lacuna em nossos corações. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar os corações enlutados e conceder o descanso eterno ao nosso estimado colega",