(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

2022 foi um ano recorde para os investimentos privados em infraestrutura no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o aporte foi de R$ 131 bilhões no ano ado, a maior da série de levantamentos iniciada em 2003. Muito além de atender interesses particulares, grande parte destes investimentos acabam beneficiando comunidades e até cidades inteiras, entregando resultados de interesse público. 5f4j4r

Segundo a organização Habitat para a Humanidade do Brasil, para cada 1 milhão de dólares investidos na construção civil no país, gera-se uma média de 66 empregos, principalmente entre a população com menor escolaridade. E de acordo com o Ministério do Trabalho, o setor da construção civil foi o que mais gerou empregos com carteira assinada no Brasil, mais de 121 mil, nos quatro primeiros meses de 2023. O mercado imobiliário e as obras públicas de infraestrutura são os maiores impulsionadores.

Araguaína beneficiada

Um exemplo é o empreendimento Parque 47, condomínio residencial de alto padrão em construção em Araguaína (TO). Com um investimento de mais de R$ 25 milhões, a obra tem a previsão de gerar uma média de 330 empregos diretos e indiretos a partir do aporte financeiro estimado. Outro grande benefício é o impacto gerado em mais de cinco bairros do entorno com a criação e integração de novas vias pavimentadas, que darão um fluxo mais livre para os veículos que saem e chegam aos bairros.

“O condomínio vem para ocupar o último vazio urbano centralizado da cidade e nossa intenção é entregar para Araguaína um empreendimento que gere transformações. Mais do que mudar a cultura de moradia, queremos deixar para a cidade uma obra de melhoria de trânsito como forma de agradecer a confiança depositada na iniciativa privada”, conta Cid Forghieri, arquiteto responsável pela obra.

Trânsito mais fluído

De forma geral, o Parque 47 é dividido em duas frentes: o condomínio interno, entre muros, exclusivamente residencial; e a parte externa, com lotes de uso misto (comercial e residencial). Neste último espaço, os investidores do empreendimento darão continuidade para duas importantes ruas de o dos moradores do Setor Noroeste e bairros vizinhos: a São Pedro e a Mandaraí.

Em acordo com o planejamento de trânsito da cidade, a Rua São Pedro terá fluxo único sentido Setor Noroeste e a Rua Mandaraí será sentido único para o Centro. “A intenção é fazer uma nova integração de vias para a cidade. E ainda vamos criar a Alameda Irundy, dentro da área externa do condomínio, uma via de trânsito local e muito arborizada, como mais uma opção na malha viária da cidade”, ressalta Cid.

Conexão com a BR-153

As obras do Parque 47 também darão continuidade à Avenida Neief Murad, que atualmente começa na Via Norte e termina na Rua São Pedro. Com a criação do novo trecho, a avenida será ligada a uma importante obra de infraestrutura viária que será executada pela Prefeitura de Araguaína e dará o às ruas Olinda e Gaspar Dutra, que fazem a ligação com a rodovia BR-153, criando mais opções de fluxo para o centro da cidade e bairros próximos ao condomínio.

Segurança e ibilidade

O condomínio fechado conta com um sistema de videomonitoramento 24 horas que, segundo os investidores, irá beneficiar também as áreas e bairros vizinhos com câmeras internas e externas, que ficarão à disposição do poder público para serem usadas como ferramenta de segurança para quem ar pela região. E as calçadas deste trecho do Parque 47 seguirão o padrão de ibilidade que já existe em Araguaína.

“Todos esses investimentos irão valorizar o entorno e atrair ainda mais o interesse da iniciativa privada, criando um polo regional de desenvolvimento na cidade. Quem ganha com isso são as comunidades vizinhas e toda a população com as novas opções de serviços, comércio e lazer que poderão ser criadas no local”, destaca Carlos Murad, um dos investidores do empreendimento.

Parque 47

O condomínio é resultado da parceria da Murad Participações, de Araguaína, com a Trinus, holding de Goiânia que oferece serviços financeiros e imobiliários para potencializar seus parceiros, principalmente o empreendedor imobiliário regional. O Parque 47 oferece 172 lotes, sendo 85 unidades exclusivamente residenciais, na área fechada, e mais 87 lotes de uso misto (residencial e comercial) na parte externa, ao lado do condomínio.

A área interna contará com salão de festa, academia, playground, brinquedoteca baby, Pet Place para os animais de estimação, quadra poliesportiva, praça de lazer, deck, piscinas adulta e infantil e com ibilidade, e área gourmet.

Condomínio fica na região central da cidade
ASSUNTOS condomínio araguaína imóveis obras investimentos tocantins

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Araguaína

Tradições sertanejas fazem parte da programação cultural da Expoara 2025; veja eventos 6e365x


História

Estudantes visitam vários espaços de memórias da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá 16633


No Friboi

Com mais de 250 mil cabeças de gado, Araguaína sedia etapa nacional do Circuito Nelore 532s5v


No Bico do Papagaio

Após tragédia, moradores queimam pneus e bloqueiam avenida durante protesto em Axixá 5f4o2o


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.