A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) firmou uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), por meio do Instituto Médico Legal (IML), na manhã desta terça-feira (30). 5u6d6d
A parceria busca viabilizar o estudo e a pesquisa técnico-científica no campo da Anatomia Humana, Anatomia Patológica e prática Médico-Legal nos cursos de Enfermagem e Medicina, por meio da destinação de cadáveres não reclamados, também conhecidos como indigentes, para os laboratórios de anatomia da Unitins em Augustinópolis, bem como de peças anatômicas.
O termo de cooperação técnica, assinado na manhã desta terça-feira pelo reitor Augusto Rezende e pelo secretário Wlademir Costa, se refere ao I Núcleo Regional de Medicina Legal, localizado em Araguatins, com unidade também em Tocantinópolis.
Em contrapartida, a universidade atuará para a capacitação dos policiais civis do Tocantins por meio de cursos de atualização e pós-graduação, além de fortalecer a estrutura das unidades do IML por meio da manutenção e aquisição de equipamentos e permitir o o dos profissionais aos laboratórios para a realização de pesquisas ou coleta de dados estatísticos.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, celebrou a oficialização da parceria. “O convênio vai possibilitar a estruturação da prática como fornecimento de cadáveres para os estudos, bem como de peças anatômicas. A gente acredita que o anatômico é uma necessidade, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem e o entendimento do nosso aluno por meio do estudo em peças úmidas. Dentro da legislação, as disciplinas de Anatomia podem ser ministradas com peças secas, mas nós temos a certeza de que o estudo em peças úmidas traz mais consistência para o aprendizado. Além dos cadáveres e das peças anatômicas, o termo de cooperação também possibilita que os nossos alunos participem da rotina do IML como das perícias e exames em pessoas vivas e mortas, abrindo o campo da prática e de estágio”, disse.
Para o secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, a parceria traz benefícios, sobretudo, para a população. “Os benefícios são especialmente para a população que, no fim, será beneficiada com profissionais mais capacitados. Para a Segurança Pública, por exemplo, serão disponibilizadas vagas para os policiais civis nos cursos de especialização lato sensu e stricto sensu, além de permitir o livre o ao complexo laboratorial para fins de estudo e pesquisa. Essas ações oferecem possibilidades de qualificação e, consequentemente, melhoria das condições de trabalho desses profissionais”, destacou.
Visita ao IML
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, esteve presencialmente nas instalações da unidade do IML em Tocantinópolis na sexta-feira (23), quando cumpria agenda no Bico do Papagaio.
Na oportunidade, a comitiva da Unitins conversou com o chefe do I Núcleo Regional de Medicina Legal, Neuton Rodrigues de Melo Junior, que apresentou as possibilidades de utilização dos espaços pelos acadêmicos e explicou como funcionará a destinação de cadáveres e peças anatômicas não reclamados.
“Esse termo de cooperação é de grande importância, pois vai promover a troca de conhecimentos entre os nossos profissionais e os acadêmicos, tornando essa relação um benefício, principalmente, para a sociedade, pois ao participarmos da formação desses profissionais de enfermagem e medicina, nós contribuímos para a oferta de um serviço ainda melhor no futuro, quando eles já estiverem formados”, concluiu Neuton.