(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (24), a Lei Federal nº 14.658/2023 enquadra o Estado do Tocantins como Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico. t1a1r

O enquadramento tem como objetivos, desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; fortalecer e fomentar os setores ligados ao turismo; promover o crescimento econômico local, sustentável e inclusivo; valorizar os atrativos naturais e culturais.

Esse reconhecimento é de extrema importância para todo o estado, pois esse tipo de classificação reconhece e destaca a diversidade de atrativos e experiências que o Tocantins oferece, abrangendo diferentes segmentos do turismo. Logicamente, vai atrair um público mais amplo e segmentado, beneficiando a economia local, a preservação cultural e ambiental, além de promover intercâmbios enriquecedores entre visitantes e comunidades locais.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lellis, haverá um aumento significativo na visibilidade do estado como um destino turístico completo e diversificado.

“Considero como um importante marco a promulgação da lei, oficializando as potencialidades do Tocantins para o turismo e, especialmente, para o ecoturismo que é o segmento mais forte no Estado. Ele tem como referências o Jalapão, Serras Gerais e outras áreas que vão despontando, além das praias, cidades históricas e a própria capital, uma cidade planejada entre o lago e a serra que oferece várias possibilidades aos turistas. Então, temos que comemorar muito, tanto nós, gestores, quanto a própria população tocantinense”, pontuou.

 

A lei é oriunda do projeto (PL) 5.141/2019, da ex-senadora Kátia Abreu. "O Tocantins também é rico em história e cultura. Nas Serras Gerais, o turista entra em contato direto com a memória do estado, tem a oportunidade de conhecer a trajetória do desenvolvimento local, suas festas religiosas e patrimônio histórico. Cachoeiras, grutas e cavernas, cânions também estão entre os atrativos dessa região", disse a autora da proposta. 

Veja também

ASSUNTOS turismo rota nacional lei federal tocantins praia sol

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Estado livre

Ministério da Agricultura descarta gripe aviária no Tocantins; granja será desinterditada i1c2q


Tribunal de Contas

Prefeito de Piraquê tem contas rejeitadas pelo TCE por rombo de R$ 300 mil no Fundeb 1p5a6s


Saúde da mulher

Número de mortalidade materna gera alerta no Tocantins: 22 casos desde ano ado 6mq12


Aviação

Governo recebe equipe da GOL, mas não diz se dará incentivos para voo em Araguaína 3f3255


Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.