(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - Estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) conduziram uma pesquisa inédita que revelou uma preocupante contaminação por parasitas gastrointestinais de cães em praças públicas de Palmas. Com amostras coletadas nas regiões Norte, Sul e Taquaralto, o estudo apontou que 48,6% das fezes analisadas estavam contaminadas. As amostras positivas foram encontradas em todas as praças, sendo as regiões Sul e Taquaralto as mais afetadas. 5y5f2m

Esses parasitas têm potencial zoonótico, ou seja, podem ser transmitidos para humanos, causando doenças como Larva migrans cutânea (bicho geográfico) e Larva migrans visceral. A primeira provoca lesões características na pele, enquanto a segunda ocorre pela ingestão de ovos contaminados, podendo afetar órgãos internos, especialmente em crianças que colocam as mãos na boca após brincarem em locais contaminados.

As praças, frequentadas por famílias, crianças e seus animais de estimação, são espaços de lazer que, quando contaminados, se tornam um risco invisível à saúde pública. A pesquisa destaca a importância de campanhas educativas para conscientizar tutores sobre a necessidade de vermifugação regular dos animais e a coleta de fezes durante eios. Além disso, medidas preventivas, como a intensificação da limpeza urbana, são fundamentais para reduzir a exposição da população a esses parasitas.

Uma das estudantes pesquisadoras, Giovana Buzolin, explica o trabalho. “Nossa pesquisa fez um levantamento parasitológico das praças públicas de Palmas, com orientação da doutora Simone Castro. Coletamos as fezes de animais, levamos ao laboratório e identificamos parasitas como Toxocara e Ancylostoma.. Isso evidencia a importância de ações preventivas para proteger a saúde única, englobando pessoas e animais”.

Os resultados da pesquisa reforçam a necessidade de integração entre comunidade, tutores de animais e órgãos públicos para prevenir e mitigar os riscos associados à contaminação por parasitas. Além de garantir a saúde e o bem-estar da população, essas medidas podem preservar os espaços de convivência, transformando as praças em locais verdadeiramente seguros para todos.

 

ASSUNTOS afnoticias palmas unicatólica pesquisa parasita

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Luto na Cultura

Morre Sebastião Salgado, fotógrafo que deu rosto à dor humana e esperança à natureza 3p143s


Programa “Giro”

Série televisiva da Europa que chega a mais de 150 países destaca as belezas do Tocantins 65u6n


Araguaína


Aniversário de Palmas

Histórias de amor a Palmas: Lourival, o ex-garimpeiro que ajudou a semear o verde na capital 1s1i2z


Beleza

A revolução do skincare no Brasil: mais que tendência, um aliado para a autoestima 6t186x


Educação Previdenciária

Impar promove ciclo de palestras sobre mudanças na previdência de servidores municipais 5e734m


Luto

Morre fundador do Haras Raf em Araguaína, referência na criação de Jumento Pêga no Brasil 5l503j


Luto no Espiritismo

Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, um dos maiores líderes espíritas do Brasil 2gk6


Guerra Mundial

Rússia terá capacidade para grande guerra em um ano, alerta inteligência militar 653m


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.