(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – A desigualdade de gênero ocorre em diversos espaços da sociedade e de diferentes formas, colocando mulheres em uma posição de inferioridade e reforçando estereótipos. No trânsito, este cenário não a despercebido, afinal quem nunca ouviu o ditado “Mulher no volante. Perigo constante”, a qual atribui às mulheres uma imagem de despreparadas para assumir o volante e conduzir um veículo pelas vias. 5z4549

Outros dizeres acompanham esta mesma lógica, a exemplo da frase “Tinha que ser mulher”; “Sem homem do lado, cuidado redobrado” e “Vai pilotar fogão”, entre muitas outras.

Neste sábado, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher e o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), destaca a postura responsável das mulheres no trânsito e enfatiza a importância do respeito a elas nas vias, visando desmistificar esses ideais direcionados às mulheres no trânsito.

Senso comum x dados

Na contramão do que os ditados sobre mulheres no volante buscam propagar, os dados estatísticos nos revelam um cenário completamente diferente no Tocantins. Um levantamento feito pelo Detran/TO mostra que dos 7.310 sinistros de trânsito registrados em 2024, em torno de 2.200 envolviam mulheres, ou seja, elas representam apenas 30% dos números de sinistros do estado.

Quando o assunto é mortes em decorrência de sinistros de trânsito, o senso comum também não acompanha a realidade, isso porque das 627 vidas perdidas nas vias em 2024, apenas 106 eram mulheres. Isso significa dizer que elas representam somente 16,91% das mortes desse tipo.

Para a Agente de Trânsito do Detran/TO, Cleidiane Veras, que atua na área há oito anos, estes dados quebram os estereótipos que põem em xeque a capacidade das mulheres de dirigirem. “Estes números corroboram para o que já percebemos: as mulheres são mais prudentes no volante. Notamos que elas demonstram serem mais cuidadosas com a condução dos veículos. Nas patrulhas diárias e operações perenes que fazemos, conseguimos constatar facilmente que com a prática de direção defensiva, elas se envolvem em menos acidentes quando comparadas aos homens”, destaca a agente.

O Presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, enfatiza o comportamento prudente das mulheres no trânsito e destaca que o órgão atua para promover o respeito e a equidade de gênero no trânsito. “Com este levantamento, nós podemos constatar que os homens têm muito o que aprender com as mulheres no trânsito. Pensando nisso, lançamos uma campanha, com outdoors espalhados por cidades do estado, na qual a mensagem busca reforçar as atitudes prudentes das mulheres no trânsito”, destaca o titular da pasta.

ASSUNTOS afnoticias trânsito mulheres responsáveis detran to

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Programa “Giro”

Série televisiva da Europa que chega a mais de 150 países destaca as belezas do Tocantins 65u6n


Araguaína


Aniversário de Palmas

Histórias de amor a Palmas: Lourival, o ex-garimpeiro que ajudou a semear o verde na capital 1s1i2z


Beleza

A revolução do skincare no Brasil: mais que tendência, um aliado para a autoestima 6t186x


Educação Previdenciária

Impar promove ciclo de palestras sobre mudanças na previdência de servidores municipais 5e734m


Luto

Morre fundador do Haras Raf em Araguaína, referência na criação de Jumento Pêga no Brasil 5l503j


Luto no Espiritismo

Médium Divaldo Franco morre aos 98 anos, um dos maiores líderes espíritas do Brasil 2gk6


Guerra Mundial

Rússia terá capacidade para grande guerra em um ano, alerta inteligência militar 653m


Famosos

Ator francês Gérard Depardieu é considerado culpado em caso de agressão sexual 6d295j


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.