(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O Museu de Araguaína está prestes a se tornar uma realidade, graças à aliança estratégica entre a Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR) e órgãos públicos e entidades de ensino superior da cidade e do Estado. 35n2w

Dentre os órgãos públicos que se uniram e estão apoiando a concretização da implantação do museu na cidade estão a Prefeitura, o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

As universidades também se juntaram à causa. São elas: a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC), Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) e Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN / Unidade de Araguaína). 

Essa colaboração tem o objetivo de promover a preservação da história, da memória e do patrimônio material e imaterial local/regional, além de enriquecer a experiência educacional dos estudantes da educação básica e superior da região.

A Associação Amigos do Museu de Araguaína tem sido uma força motriz por trás da iniciativa de criar um Museu que retrate, de modo interativo e moderno, a cultura da sociedade de Araguaína e região. Os membros da AAMAR têm trabalhado, incansavelmente, para unir vários setores sociais, artistas e entidades em prol de um Museu para cidade.

A aliança com as universidades locais representa um marco significativo nesse esforço conjunto. As instituições de ensino superior contribuem de diversas formas para o projeto do Museu, desde oferecer especialistas para a formação da comunidade e até fornecer o a recursos acadêmicos e científicos para ajudar nas pesquisas de construção do Plano Museológico de Araguaína.

Todos os reitores das Instituições citadas destacaram a importância da parceria. "Nossos alunos e professores estão empolgados em contribuir para a criação do Museu de Araguaína. Este é um projeto que irá enriquecer a educação local e a preservação da nossa história para as futuras gerações."

Além disso, as universidades estão oferecendo e logístico, incluindo espaços para reuniões e eventos, bem como a promoção de iniciativas de educação patrimonial. “Acreditamos que o museu servirá como uma ferramenta valiosa para a educação e conscientização sobre a história e a cultura local, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”.

A Associação celebra a colaboração e acredita que a união com as universidades é um o fundamental para a implantação do Museu. Para a viabilização desse sonho coletivo tão aguardado por todos, a AAMAR  tem buscado apoio financeiro e recursos junto aos órgãos públicos e concorrendo a editais.

Com o compromisso e o engajamento das entidades educacionais e culturais da cidade, o Museu de Araguaína tem tudo para se tornar um centro vibrante de aprendizado e um dos maiores pontos turísticos do nosso Estado.

Com a diretora da FACIT.
ASSUNTOS museu araguaína facdo facit ufnt itpac tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Música

Cantora Flavinha grava clipe e CD ao vivo durante torneio Neon Party em Araguaína 34m6e


Segundo IBGE

Brasil calcula pela 1ª vez número de pessoas com autismo e traz dados inéditos; veja 411s40


Apostas esportivas

Governo reforça combate à manipulação de resultados com apoio de entidades internacionais 5w1r9


Verão tocantinense

Temporada de Praia 2025 do Tocantins será lançada na segunda-feira no píer da Agrotins 374c10


Cultura

Grupo tocantinense é convidado para um dos principais eventos de artes cênicas do Sul 171f6c


Capital mais jovem do país

Desfile dos 36 anos de Palmas resgata história, união política e reúne centenas de pessoas 6uc4u


Moda & Estilo

Araguaína recebe a primeira loja Salinas no Tocantins, referência nacional em moda praia 5k1qd


Odontologia

Cirurgião-dentista Wanderson Rodrigues traz para Araguaína tecnologia revolucionária de Israel 6u173


Discriminação

Ministra do TSE sofre racismo e é barrada na entrada de seminário em Brasília 6u2k26

Presidente da Corte, Cármen Lúcia, denunciou crime cometido contra Vera Lúcia.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.