Notícias do Tocantins – A recente formação da União Progressista, resultado da federação entre os partidos UB (União Brasil) e PP (Progressistas), promete impactar diretamente o cenário político no Tocantins e no Congresso Nacional. Com uma aliança estratégica, que deve ser anunciada oficialmente nesta terça-feira (29), a nova federação entra para a história como um dos maiores blocos parlamentares do Brasil. 6u2n4z
A federação terá um peso significativo nas eleições de 2026, e reúne:
A maior bancada da Câmara dos Deputados: com 109 parlamentares, a união se torna um dos maiores blocos da Câmara, garantindo uma forte representação no Congresso Nacional.
O maior número de prefeitos do país: mais de 1.000 prefeituras, sendo 52 prefeituras no Tocantins, o que representa uma influência forte no cenário político municipal e estadual, com uma base sólida em diversas regiões.
Grandes recursos financeiros: a federação se beneficiará de verbas robustas para custeio de campanhas e funcionamento das siglas, o que fortalece ainda mais a sua posição nas próximas eleições.
Os dirigentes dos partidos afirmam que, após o anúncio da oficialização da federação, os grupos começarão a se concentrar na elaboração do estatuto do novo arranjo, estabelecendo as diretrizes para uma atuação unificada.
Tocantins
No Tocantins, ganham destaque com a federação a senadora Dorinha Seabra (União Brasil), presidente regional do UB, e os deputados federais Vicentinho Junior, do Progressistas, e Carlos Gaguim, do UB. Todos os três são pré-candidatos às eleições de 2026.
Dorinha está de olho na cadeira mais cobiçada do Palácio Araguaia, enquanto Vicentinho Jr e Gaguim querem migrar para o Senado Federal.
A partir de agora, esses líderes terão pela frente o desafio de equilibrar a gestão da federação no Tocantins, a fim de garantir a harmonia entre os interesses políticos e eleitorais.
Sem dúvidas, a federação entre UB e PP cria uma aliança com grande influência política no Tocantins, controlando 37,41% das prefeituras e prometendo forte impacto nas eleições de 2026.