(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins rejeitou, pela primeira vez na sua história, um projeto de lei que concede título de cidadão paraisense a uma personalidade política, o deputado estadual e candidato à reeleição Nilton Franco (Republicanos). O placar teve 8 votos contrários, dos 13 parlamentares da Casa. 2k3d55

O projeto de lei do Legislativo nº 016/2022 foi apresentado pelos vereadores Adriano Moraes, Josefa Araújo e Gleidson Dedinho, e votado no dia 16 de setembro, ou seja, já durante o período eleitoral.

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas foi rejeitado em plenário. Antes da votação, um dos autores da proposta, vereador Adriano Moraes, fez um desabafo antecipado.

“Eu confesso que fico muito triste com os nobres pares pela manifestação contrária ao projeto. Lido o parecer jurídico e das comissões, não há nada que impeça o andamento do projeto. Parecer [favorável] assinado por vereadores que [agora] estão votando contra, por picuinhas políticas. [...] Barba e cabelo no peito não ficou  para todo homem não! Ficou para poucos. Quantos deputados covardes votaram na prisão do deputado Daniel Silveira só para agradar o [ministro] Alexandre de Moraes. Aqui está acontecendo a mesma coisa, para agradar a gestão e desagradar o vereador Adriano porque ele é polêmica, é chato”, desabafou o autor do projeto.

TEM QUE MORAR NA CIDADE

Já o vereador João Camargo lembrou-se de um homenageado que ficou até constrangido, segundo ele, por estar morando na cidade há pouco tempo e reconhecer que outras pessoas eram mais merecedoras do título de cidadão.

“Foi aí que nós, vereadores, decidimos que todas as homenagens seriam para pessoas residentes aqui em Paraíso do Tocantins. Inclusive tem um projeto aqui nesta Casa regulamentando isso aí, para que não haja mais nenhum tipo de discussão aqui. A pessoa vai ter que morar aqui na cidade de Paraíso para receber o título de cidadão. Não estamos fazendo politicagem”, justificou ao lembrar que o deputado já recebeu uma Moção de Aplausos.

É OBRIGAÇÃO ENVIAR RECURSOS PARA A CIDADE

“O político Nilton Franco não tem nada mais do que a obrigação de trazer recursos aqui para Paraíso, pois ele veio aqui e buscou os votos. Então ele tem obrigação, sim”, finalizou João Camargo ao defender a "moralização das homenagens".

REJEIÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

Já a vereadora Josefa Araújo, uma das autoras do projeto, chegou a fazer um apelo aos colegas pela aprovação do título: “Essa Casa nunca votou contra um título de cidadão. Será a primeira vez na história”, pediu, mas não foi atendida.

O vereador Josi Barbosa reforçou o posicionamento sobre a necessidade de ter morado ou morar na cidade para ser homenageado com título de cidadão. “No meu entendimento, para ser um cidadão paraisense tem que morado aqui pelo menos cinco anos, vivido aqui em Paraíso. É o meu ponto de vista”, finalizou.

ASSUNTOS câmara municipal paraíso do tocantins título de cidadão nilton franco deputado estadual

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Nova composição

Dino comunica TSE para troca de 7 deputados federais; Tiago Dimas assumirá cadeira 48k5j


Gastos públicos

Conselheiro do TCE-TO ganha incentivo de quase R$ 300 mil por pedir aposentadoria 433e1b


Locação de prédio

MPC requer multa a ex-procurador-geral do Tocantins e reparação de prejuízo milionário 3u5a54


Pedido de exoneração

Sobre ofício ao STF, ex-secretário da Seciju apenas respondeu a questionamento de ministro 37312z


Movimento estratégico

Em giros pelo estado, Wanderlei e Amélio reforçam entrosamento político e projeto de 2026 295oj


Reflexão

Congresso em cena: joguinhos, likes nas redes sociais e uma tragédia social em curso 6n6g19


Jogo político

Wanderlei e Amélio afinados: 'somos G139, todos os prefeitos têm igual importância pra nós' p1127


Crônica

Do batom ao colarinho branco: pena branda para a propina de Collor e cruel na pichação 2t5d5n


Política

Vice-governador é boicotado na abertura da Agro 360, a maior feira do sul do Tocantins 5303


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.