(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - Alinhada com o programa Saúde Escolas, promovido pelos ministérios da Saúde e da Educação, a Prefeitura de Araguaína promoverá uma ação de ampliação da cobertura vacinal até o dia 19 abril nas creches e escolas municipais e estaduais da cidade, abrangendo crianças e adolescentes até 15 anos. E no dia 13 de abril, a Secretaria da Saúde de Araguaína fará o Dia D da mobilização escolar em 10 unidades de ensino, que ainda serão definidas pela equipe à frente da campanha. d605w

Samilla Braga, diretora de Imunização do Município, explica que, durante a ação, as equipes de saúde da família desenvolverão atividades com alunos, pais e professores com o tema da vacinação. Entre elas estão palestras, rodas de conversa e troca de informações, verificação de caderneta de vacinação e a aplicação das doses.

“O objetivo é sensibilizar quanto à importância de se manter o cartão em dia e atualizar as doses que se encontram em falta no momento de verificação da caderneta”, informa Samilla.

As iniciativas de vacinação em todo o país são coordenadas pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, de forma compartilhada com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
 
Ambiente propício

A secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, destaca que a escolha das escolas como centro da campanha é estratégica por causa da representatividade que a Educação tem na construção de uma sociedade mais consciente.

“A sala de aula é um espaço importantíssimo de diálogo e informação. Os jovens estão abertos ao aprendizado, eles entendem com mais facilidade a importância da prevenção e as consequências da não vacinação. Sem contar que eles acabam se tornando novos agentes de saúde, levando essa conscientização para dentro de casa e outros espaços”, reforça a secretária.

Outro ponto positivo da ação nas escolas é o maior acompanhamento dos vacinados e a busca ativa pelos que ainda não foram imunizados ou que estão com o esquema vacinal incompleto.

Vacinas contempladas

A campanha envolverá todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, com prioridade para as doses de Poliomielite inativada, Poliomielite oral, Pentavalente e Tríplice Viral para crianças de dois meses a menores de cinco anos; e da Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica ACWY para crianças de cinco anos a adolescentes de 15.

Nos dias que antecederem a vacinação, os alunos serão orientados a levar o Cartão de Vacinação, Cartão SUS e o F para o registro das doses aplicadas.

Cuidando da saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é uma das formas mais efetivas e com custo menor para a prevenção e diminuição da incidência de diversas doenças, reduzindo a mortalidade entre crianças e adolescentes.

A iniciativa de incluir as escolas na busca ativa pela imunização é uma resposta à queda na cobertura vacinal no país nos últimos anos, aumentando a possibilidade de retorno de doenças imunopreveníveis e da ocorrência de surtos.

ASSUNTOS araguaína saúde tocantins afnoticias vacinação creches escolas

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Araguaína

Tradições sertanejas fazem parte da programação cultural da Expoara 2025; veja eventos 6e365x


História

Estudantes visitam vários espaços de memórias da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá 16633


No Friboi

Com mais de 250 mil cabeças de gado, Araguaína sedia etapa nacional do Circuito Nelore 532s5v


No Bico do Papagaio

Após tragédia, moradores queimam pneus e bloqueiam avenida durante protesto em Axixá 5f4o2o


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.