(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e do município de Palmas estiveram em Brasília, de 24 a 27 de outubro, para a reunião nacional de preparação para o período de alta transmissão das arboviroses, doenças transmitidas, principalmente pelo Aedes aegypti. O evento foi organizado pela Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde (MS). 3219r

O encontro visou atualizar as vigilâncias de arboviroses das secretarias estaduais de saúde e das secretarias municipais de saúde das capitais e dos demais municípios prioritários, para revisão dos planos de contingência, organização dos serviços, diagnóstico laboratorial, manejo clínico, estratificação de risco intramunicipal e incorporação de novas tecnologias para o controle vetorial.

A gerente das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmarck, ressaltou que “a participação na reunião nacional está sendo uma imersão de quatro dias, onde podem ter a oportunidade de ouvir as experiências de outros estados, que estão tendo alta transmissão dessas doenças e buscar estratégias positivas para se trabalhar no Tocantins”.

“Nós estamos nos qualificando para aprimorar e organizar nossos serviços, discutindo as novas tecnologias para a melhoria do trabalho. O Estado do Tocantins, neste ano, principalmente em relação a dengue, está com uma redução bastante significativa, mais de 80% dos casos em comparação com o ano ado e para seguir este ritmo, já estamos desenvolvendo atividades, como foi a capacitação para os profissionais da saúde sobre vigilância, diagnóstico e manejo clínico das arboviroses, webinário para elaboração/revisão dos Planos de Contingência municipais e estamos organizando a  próxima reunião integrada anual, com os coordenadores de vigilância epidemiológica, atenção primária e controle vetorial para discussão das atividades a serem implementadas nos municípios e apoio nessa organização dos serviços”, acrescentou a gerente.

Também participam do Tocantins a gerente de Doenças Transmissíveis da SES-TO, Renata Braga, o biólogo da gerência das Arboviroses, Ícaro Gonçalves e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Ilana Neves e Auriman Cavalcante.

Dados

Em 2023, 22 municípios do Tocantins confirmaram casos de Zika, sendo 119 registros, 34% maior que em 2022, quando ocorreram 89 confirmações da doença. Também há registro de aumento nos casos de chikungunya: 43 municípios confirmaram casos da doença, aumento de 14%, sendo anotados 3.723 (2022) e agora 4.258 (2023).

Já em relação à dengue, o Tocantins registra redução, mesmo com a confirmação de pessoas com a doença em 96 municípios. Com queda de 86%, o Estado confirmou 2.742 casos este ano, contra os 19.155 casos em 2022.

ASSUNTOS arboviroses tocantins brasília saúde dengue

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Em Palmas

Crianças ficam feridas após van escolar ser atingida por caminhonete e tombar em avenida 12xl


Calor e tempo seco

Período de queimadas ilegais já acende alerta em Araguaína; telefones para denunciar 1g696v


Última chance!

Araguaína abre última etapa de agendamentos para cadastro do Minha Casa, Minha Vida 6mz6d


Contas públicas

TCE mantém parecer pela rejeição das contas de 2022 do prefeito reeleito de Araguanã 5g442j


Araguaína

Simulação criminal chama atenção em Feira de Anatomia do curso de Enfermagem da FACIT 1v1x5m


Araguaína

Tradições sertanejas fazem parte da programação cultural da Expoara 2025; veja eventos 6e365x


História

Estudantes visitam vários espaços de memórias da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá 16633


No Friboi

Com mais de 250 mil cabeças de gado, Araguaína sedia etapa nacional do Circuito Nelore 532s5v


No Bico do Papagaio

Após tragédia, moradores queimam pneus e bloqueiam avenida durante protesto em Axixá 5f4o2o


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.