(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO ), Elizeu Oliveira, solicitou, formalmente, uma agenda com o governador Wanderlei Barbosa para discutir o pagamento dos 25% ao funcionalismo público estadual, pauta que se arrasta há mais de 17 anos na Justiça. 20675s

O ofício, datado de 21 de maio, explica todo o andamento dos processos do reajuste que, inclusive, já está consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e vem resultando em várias sentenças favoráveis a servidores obtidas pelo Sisepe na Justiça tocantinense.

O reajuste de 25% foi concedido aos servidores públicos do Estado do Tocantins em 2007, mas foi revogado naquele mesmo ano, gerando uma intensa batalha judicial entre sindicatos e o governo. Os servidores saíram vitoriosos no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4013. 

“Nesse contexto, o Sisepe manifesta, desde já, interesse na construção de um acordo que viabilize o pagamento dos valores devidos, ainda que de forma parcelada em folha de pagamento ou de outra forma a ser proposta pelo Estado e analisada pela categoria, tudo mediante a celebração de instrumento formal e transparente. Além disso, caso sejam bem sucedidas as negociações, o sindicato se compromete a desistir do recurso atualmente em trâmite, pondo fim definitivo à questão do reajuste vencimental. É importante ressaltar que o processo em questão já tramita há mais de 15 (quinze) anos, envolvendo milhares de servidores, muitos dos quais portadores de doenças graves ou com idade avançada e outros que até mesmo já vieram a óbito, o que exige da istração Pública uma postura sensível e proativa no enfrentamento da situação, evitando o prolongamento da lide e promovendo segurança jurídica para todos os envolvidos”, ressalta trecho do ofício do sindicato.

 

O documento ainda fala que o Sisepe espera do governo do Estado o compromisso de seriedade e valorização dos servidores, destacando uma possível negociação como forma de chegar em um bom acordo.

ENTENDA

O reajuste de 25% foi concedido a todos os servidores estaduais do Quadro Geral em 2007, com efeito financeiro a partir de 2008, mas o próprio governo revogou o aumento alegando erro de cálculo, frustrando mais de 35 mil pessoas, muitas delas já com dívidas contratadas.

O caso foi parar na Justiça, onde o STF, em 2023, resolveu a controvérsia com trânsito em julgado, dando ganho de causa aos servidores. A partir disso, o governo tem a obrigação de pagar.

ASSUNTOS sisepe reajuste 25% servidor público governador wanderlei barbosa

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

A maior da Região Norte

Renda dos tocantinenses cresce 16% entre 2022 e 2024 e bate recorde histórico, diz IBGE 3e6z70


Gastos Públicos

TCE emite alerta para 8 prefeituras por pegarem 'carona' em atas de outros municípios 1k3r1p


Municipalismo

Marcha a Brasília bate recorde de público e reforça luta pela PEC 66, diz presidente da ATM 3d5p2h


Condições precárias

Escola tem infiltrações graves e corre risco de desabamento, diz MPTO ao acionar a Justiça 3m1k2z


Ranking ABAD/NielsenIQ 2025

Empresa de Araguaína fatura mais de R$ 694 milhões e lidera ranking estadual; veja lista 3x3p4a


Em Brasília

Wanderlei e Amélio Cayres selam acordo com DNIT para recuperação de rodovias no Bico 1o1j24


Em Gurupi

Jovem que espancou idoso por perguntar sobre queda de bicicleta é denunciado pelo MPTO xh4x


Apelo político

Em vídeo, vereador faz apelo a Wanderlei por recuperação de rodovia esburacada no Bico 196m5i


Em Brasília

À bancada federal, ATM e prefeitos solicitam voto favorável à PEC 66 e emenda conjunta 4g6y1j


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.