Notícias do Tocantins - “Nós queremos ter uma outra UFT, com um novo modelo de universidade, fazendo uma UFT protagonista e que faça parte da sociedade do Tocantins”, assim o candidato da chapa 04, UFT Protagonista, Estruturada e Valorizada, George França, finalizou o debate entre os concorrentes a reitor na Consulta Eleitoral da instituição. 1r3z6q
O debate reuniu os três candidatos a reitor, com seus três postulantes a vice-reitor. No encontro George França reafirmou compromissos com os professores, com os técnicos-istrativos e com os estudantes.
Aos alunos, garantiu que a universidade cuidará da estrutura física, criando uma zeladoria para acompanhar a manutenção de todos os campi, além de descentralizar a distribuição de recursos, dando autonomia para cada direção de campus.
“Aquilo que a Rede Globo mostrou não pode acontecer. Nos entristece muito ver a universidade desse jeito”, frisou ao se referir a reportagem da TV Anhanguera de 6min30seg com uma série de falhas estruturais no campus de Palmas, ando desde telhado caindo, a banheiros quebrados, prédios estragados, aparelhos danificados, falta de iluminação, entre outros.
Técnicos-istrativos
Aos técnicos, garantiu o apoio total à manutenção do PGD (Programa de Gestão de Desempenho), que permite trabalho remoto para vários servidores, e a implantação da jornada de seis horas para aqueles com necessidade de presença diária na universidade.
“Este assunto está voltando tantas vezes porque tem candidatura adversária que deixa em dúvida. Por isso, a preocupação dos técnicos em perguntar tanto”, destacou George França ao falar porque de tanto o sindicato da categoria, como perguntas do público, abordarem a mesma temática do PGD.
Professores
Aos professores, George França se comprometeu com um modelo completamente diferente de gestão, reformando a estatuinte, a recuperação do protagonismo na sociedade, a garantia de e estrutural para os coordenadores de curso e apoio permanente para fazer conexão dos cursos com as demandas do Estado.
“Temos o compromisso com o Hospital Universitário, vamos construir e entregá-lo, e vamos fazer as grandes discussões”, pontuou, ao salientar ter ouvido de uma colega professora a afirmação que, hoje, a UFT se encontra no pior momento de sua história.
Acabar com o sucateamento
Durante o debate, George França foi o único que abordou, de forma detalhada, a questão estrutural da universidade. “Esse é um problema grave. Não temos como recuperar a instituição, voltar a ter protagonismo, estar nos grandes debates, se não tivermos as condições necessárias para o estudo e o trabalho dentro da universidade”, explicou o candidato após o debate, ressaltando a importância do tema e da necessidade primordial de acabar com o sucateamento.
Confira o debate na íntegra aqui: https://www.youtube.com/live/9GFjsQSb-bQ.
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.