(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

“É a vida e a energia despendida por lideranças negras que fazem do PT o partido mais respeitado, diversificado e de luta do estado mais novo da federação”, é trecho da Carta Aberta da Militância Negra do PT Tocantins, entregue nesta terça-feira (28) à Direção Estadual na sede do partido em Palmas. 3l4k

Com representação de 10 municípios tocantinenses, a Carta foi pensada e escrita pela militância durante o encontro realizado no último dia 16 de novembro promovida pela Secretaria de Combate ao Racismo do PT-TO e, além do contexto histórico de contribuição e luta do povo negro na construção e consolidação do Tocantins, a militância petista apresenta 15 propostas, no sentido de garantir que a pauta do combate ao racismo avance em todo estado.

“Recentemente assistimos um crescimento da violência urbana, gerando o aumento das mortes de jovens negros na capital.. Segundo dados da Polícia Militar, houve mais de 80 assassinatos só em 2023, a maioria na região de Taquaralto e Aurenys”, alerta a Carta na reflexão sobre a naturalização do racismo “que mata e violenta os corpos negros”.

De acordo com a secretária de Combate ao Racismo do PT-TO, Naiara dos Santos, a Carta é mecanismo que deve orientar os mandatos petistas do Tocantins e as candidaturas que estão em construção para as eleições de 2024. “Este momento é de construção e respeito às cotas, às prioridades que as candidaturas negras devem ter e por isso entregamos a Carta ao presidente estadual, onde a militância apresenta à direção do PT e da Federação Brasil da Esperança do Tocantins a importância da pauta antirracista como prioridade”, pontuou.

A Carta foi entregue ao presidente estadual do PT, Zé Roberto Lula, que destacou “a importância de empenhar as discussões e ações do partido no sentido de garantir candidaturas, políticas públicas e formação de um cenário de oportunidades para o combate ao racismo no Tocantins e assim garantir a representatividade e a reparação histórica à toda população negra”.

Zé Roberto destacou ainda que o partido sempre buscou respeitar as cotas e refletir sobre as demandas e avaliou que é momento para organizar. “As candidaturas negras do PT Tocantins vão receber todo apoio do nosso partido e hoje é importante fazer um planejamento estratégico, organizar as formações, encontros e potencializar as nossas candidaturas negras do PT Tocantins”, destacou.

Participaram da reunião ainda o militante do PT e advogado, Cristian Ribas, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Tocantins, Maycon Costa, Karine Corrêa, da Secretaria Nacional do BrCidades e Bianca Pereira, presidente do PT Miracema.

ASSUNTOS partido dos trabalhadores racismo militância tocantins pt

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Navegação

Com licença emitida, hidrovia Araguaia-Tocantins reforçará potencial logístico do estado 451o


Sisepe, Sintet e CUT

Entidades pedem apuração do MPF sobre obrigatoriedade de abertura de conta no BRB t521r


Gastos Públicos

TCE questiona aumento de 527% em contrato de decoração natalina do Palácio Araguaia 55n71


Nova gestão

Delegado Reginaldo de Menezes é nomeado como novo secretário da Cidadania e Justiça 2m3h6i


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.