(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Tocantins lançou o aplicativo Salve Mulher para todo o estado nesta terça-feira (14). 6k2w1t

Desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), a ferramenta disponibiliza diversos serviços às mulheres que sofrem violência doméstica ou familiar, evitando que elas tenham que se deslocar até a delegacia para receber um atendimento imediato. O app estava em fase de teste em Araguaína desde novembro de 2022.

Durante o lançamento, o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, pontuou que esse é um importante o para combater esse tipo de violência no estado. “Estamos avançando, buscando formas eficientes para diminuirmos os índices de violência doméstica e o aplicativo é um meio para fortalecer o trabalho já desempenhado pelas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher”, completou.

Presente ao evento, a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Etelvina Maria Sampaio Felipe, comemorou a iniciativa da SSP-TO. “A equipe da SSP está de parabéns pelo desenvolvimento do aplicativo. Essa é uma ferramenta que tem muito a contribuir para o rompimento do ciclo de violência contra a mulher”, destacou.

Já a titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC), situada em Araguaína, e delegada da Mulher, Ana Maria Varjal, falou do seu contentamento pessoal e profissional com o aplicativo Salve Mulher.

É com muita felicidade que eu, mulher e delegada de Polícia Civil, presencio o lançamento estadual do aplicativo. Essa ferramenta traz novo marco para o combate rápido e eficaz a todo tipo de violência doméstica praticada em desfavor da mulher”, enfatizou.

Dados e funcionalidades do aplicativo Salve Mulher

Por meio do aplicativo Salve Mulher, é possível obter esclarecimentos sobre os tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), fazer denúncias, inclusive de forma anônima, e agilizar pedidos de medida protetiva.

Disponível para o sistema Android, o aplicativo já conta com cerca de 300 s, está ativo em 180 dispositivos móveis, registrou 14 denúncias e 4 pedidos de medida protetiva de urgência.

Botão do Pânico

Ainda entre as ações de combate à violência, a Polícia Militar do Tocantins (PM-TO) apresentou o aplicativo Botão do Pânico durante o evento.

O aplicativo é destinado às mulheres em situação de violência doméstica que possuam medida protetiva de urgência que já sejam acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha. Com ele, é possível acionar botão de pânico, em casos de flagrante de descumprimento de medida protetiva de urgência e ar outros serviços.

Vídeo de apresentação do aplicativo Salve Mulher

Vídeo

Homenagem 

Durante o evento, também foi feita uma homenagem às mulheres engajadas no combate à violência doméstica. Receberam placas de reconhecimento: a delegada Sarah Lilian, da 3ª Delegacia da Mulher de Araguaína; a delegada aposentada Maria Haidêe Alves Guimarães Aguiar; a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e Juíza Titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Araguaína, Cirlene Maria de Oliveira; a coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, capitã Flávia Roberta; a presidente interina da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins, Priscila Madruga; a secretária da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa; a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narúbia Werreriá; a Defensoria Pública do Tocantins e o Ministério Público do Tocantins.

ASSUNTOS tocantins violência salve mulher aplicativo afnoticias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Estado livre

Ministério da Agricultura descarta gripe aviária no Tocantins; granja será desinterditada i1c2q


Tribunal de Contas

Prefeito de Piraquê tem contas rejeitadas pelo TCE por rombo de R$ 300 mil no Fundeb 1p5a6s


Saúde da mulher

Número de mortalidade materna gera alerta no Tocantins: 22 casos desde ano ado 6mq12


Aviação

Governo recebe equipe da GOL, mas não diz se dará incentivos para voo em Araguaína 3f3255


Com Paulo Vieira


Educação

Governo reajusta em até 12,7% piso salarial de professores contratados e efetivos; valores 352z6m


Livre da Febre Aftosa

Em Paris, Fundeagro celebra conquista do Tocantins, zona livre de aftosa sem vacinação 3s2l4p


MPTO

Promotores questionam burocracia e ineficiência na tramitação de documentos policiais y3b3t


Operação Tapa-Buracos

Wanderlei determina ação emergencial da Ageto para recuperação de rodovias estaduais 1q3g16


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.