(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias de Palmas - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, publicou nesta quarta-feira (26/03), dados relacionados à gestão de territórios no país, quanto aos vínculos entre os agentes econômicos e políticos que ajudam a definir o papel das cidades. Foram contabilizados fluxos imateriais que possuem grande força na organização do espaço, das empresas e de organismos públicos. 4h6u1v

A pesquisa teve como objetivos compreender como as diferentes cidades e regiões se articulam através das redes de gestão de territórios e a elucidação dos centros urbanos que concentram a capacidade de comando e controle no Brasil. 

Na média aritmética obtida ao observar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) 2020 e 2021, sobre a gestão empresarial, o Tocantins somou 7.174,5 sedes e filiais de empresas multilocalizadas em seu território. Palmas foi a cidade com maior número da variável, sendo 1.878,5. Araguaína (870) e Gurupi (558) aparecem em seguida no ranking.

A capital tocantinense teve 201 ligações de gestão empresarial com São Paulo, sendo o maior elo da categoria. Em seguida vieram Goiânia, com 166, e a capital federal, Brasília, que teve 157 ligações. Os dados foram possíveis a partir dos CNPJs de unidades empresariais selecionadas, entre sedes e filiais, sendo traçada a intensidade entre essas relações. Assim, a articulação das empresas nos territórios pôde ser mensurada.

Palmas é o principal centro de Gestão Pública no Tocantins

O levantamento também trouxe informações referentes à gestão pública no país, partindo de dois pressupostos: o Estado como estruturador do espaço, atuando por meio de suas organizações, e a distribuição espacial dos órgãos públicos como geradora de centralidade.

Foram levantadas a presença de instituições públicas em cada um dos municípios. No âmbito federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Secretaria da Receita Federal; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Justiça Federal; Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho. Já na esfera estadual, foram contabilizados os números de Secretarias estaduais de educação e Secretarias estaduais de saúde.

A partir daí, foram classificados os níveis de cada localidade, tendo em vista a quantidade de órgãos de gestão pública em cada uma. Palmas foi a de maior grau registrado no estado, e uma das 116 cidades do mesmo nível, que foi o quatro. Na classificação, quanto mais próximo do número um, mais centralizador o município é. Araguaína e Gurupi, a segunda e terceira maiores cidades do estado, respectivamente, possuem nível de centros de gestão de territórios número seis.

Os relacionamentos a distância dos agentes econômicos e políticos ajudam a definir o papel das cidades. De um lado, o Estado, através de seus organismos públicos, atende a população, levanta dados, recolhe tributos, executa políticas públicas. De outro, as empresas que, para garantirem lucratividade, vão ter suas estratégias particulares de atuação e de organização no espaço”, explicou o gerente da pesquisa, Marcelo Motta.

ASSUNTOS ibge gestão pública palmas tocantins af notícias

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Censo do IBGE

Mais de 100 mil pessoas têm algum tipo de deficiência no Tocantins, maioria mulheres 5xz66


IBGE

Quase 15 mil pessoas foram diagnosticadas com autismo no Tocantins, revela Censo x2jp

O estado foi o 2º com menor número de pessoas diagnosticadas no país.

Sinal de alerta!

Sindicatos se mobilizam às pressas após denúncia de pagamentos duplicados no Igeprev 1vy3b


Fim do ime!

Justiça estadual e TCE pacificam polêmica sobre Fundeb no cálculo do ree às Câmaras 4i6h2q


Situação de vulnerabilidade

Crianças Apinajé estão com alto índice de anemia, revela pesquisa de mestrado da UFNT 105i36


Tocantins

Prêmio distribuirá mais de R$ 2 milhões para profissionais da educação e escolas públicas 3s29j


Formoso do Araguaia

Aspmet denuncia rombo de R$ 50 milhões no FormosoPrev e levará provas ao Gaeco 3j673d

Denuncia com mais de 300 páginas será protocolada na Gaeco, nessa segunda-feira, 26.

Aposentados e pensionistas

Consultas e contestação de descontos indevidos do INSS poderão ser feitas nos Correios 2z2w16


A maior da Região Norte

Renda dos tocantinenses cresce 16% entre 2022 e 2024 e bate recorde histórico, diz IBGE 3e6z70


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.