A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta quarta-feira (11) o projeto da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) que institui o Tocantins como a Rota Nacional do Turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia, de vivência, cultural, religioso e gastronômico (PL n. 5.141/2019). 3j1w6p
O objetivo é fomentar o turismo, promover o crescimento econômico e valorizar os bens culturais e naturais da região. Como é terminativo, já pode seguir para a Câmara dos Deputados.
A aprovação aconteceu um dia após a senadora Kátia Abreu ter lido o seu relatório setorial do Turismo na Comissão Mista de Orçamento, prevendo mais de R$ 275 milhões para o turismo no Orçamento do Governo Federal em 2020.
Apenas em emendas próprias, Kátia Abreu já destinou para o Tocantins, em 2019 e 2020, mais de R$ 11 milhões para o turismo no Jalapão e nas Serras Gerais.
Para a senadora, o turismo no Tocantins tem um diferencial que não se encontra em outras partes do Brasil. No Estado, biomas distintos podem ser encontrados em um único lugar (floresta, amazônica e cerrado), o que possibilita ao turista contemplar “paisagens belíssimas e únicas, isso tudo no coração do país”.
A senadora destaca, por exemplo, as águas do Jalapão, a ilha do Bananal e as cachoeiras de Taquaruçu, além do turismo religioso e da gastronomia local. Como exemplo, cita o biscoito amor-perfeito: “este sequilho que derrete na boca é feito na cidade de Natividade, mas já conquistou fama nacional”.