Notícias do Tocantins – As bandeiras na sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e em todos os prédios do Poder Judiciário estadual estão hasteadas a meio mastro em homenagem à Sua Santidade, o Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21/4). 6b5j5
A iniciativa segue o decreto de luto oficial de sete dias estabelecido pelo governo federal e expressa respeito à trajetória do pontífice, reconhecido mundialmente por seu compromisso com a justiça social, a união entre os povos e a construção de uma sociedade mais humana, solidária e fraterna.
Morte do Papa
Francisco se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões, quadro que o manteve internado por cerca de 40 dias. Há um mês, ele teve alta e estava sob cuidados médicos.
A primeira hospitalização foi no início de fevereiro. Nos dias seguintes, o papa começou a ter dificuldades para discursar durante audiências religiosas. Ele itiu publicamente que estava com dificuldades respiratórias e chegou a pedir para um auxiliar fazer a leitura do sermão.
No dia 14 de fevereiro, o papa foi internado no hospital Agostino Gemelli para fazer exames e tratar a bronquite. Mesmo hospitalizado, ele continuou participando de algumas atividades religiosas. No domingo (16), ele pediu desculpas por faltar à oração semanal com fiéis na Praça de São Pedro.
Já na segunda-feira (17), o Vaticano informou que Francisco estava com uma infecção polimicrobiana — causada por um ou mais microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos. O quadro de saúde do papa foi descrito como "complexo".
No dia seguinte, em um novo boletim, o Vaticano anunciou que o pontífice estava com uma pneumonia bilateral. A infecção é mais grave do que uma pneumonia comum, já que pode prejudicar a respiração e a circulação de oxigênio pelo organismo de uma forma geral.
LEIA TAMBÉM
'Não estacionem o coração nas ilusões deste mundo': as últimas mensagens do Papa Francisco
Do funeral de Francisco ao Conclave: 7 brasileiros podem participar da eleição do novo papa
Governo do Tocantins e Palmas decretam luto de 7 dias pela morte do Papa Francisco: 'legado de amor'
Acompanhe diariamente as notícias do Tocantins pelos nossos canais no WhatsApp, Telegram, Facebook, Threads e Instagram.