Os cardeais iniciaram, nesta quarta-feira (7/5), o conclave que vai eleger o novo papa. A cerimônia começou por volta das 11h30 (horário de Brasília), quando os 133 cardeais começaram a entrar na Capela Sistina. Desses, 108 foram nomeados pelo papa Francisco ao longo de seu pontificado. Mais cedo, eles participaram da missa Pro eligendo pontifice, realizada na basílica de São Pedro, como parte dos ritos de abertura do processo. 231z1m
O conclave é o processo de votação reservado aos cardeais da Igreja Católica para a eleição de um novo papa. A votação ocorre em sigilo, e os religiosos são isolados do mundo exterior até que o novo pontífice seja escolhido. Não há prazo determinado para o fim do conclave — ele pode durar apenas um dia ou se estender por semanas. O processo termina apenas quando um dos cardeais atinge a maioria qualificada de dois terços dos votos.
Historicamente, os últimos dez conclaves foram curtos e não aram de cinco dias. Contudo, cardeais brasileiros ouvidos por veículos de imprensa afirmaram que a expectativa é de uma escolha mais demorada desta vez. O motivo não seria uma divisão declarada entre os eleitores, mas o fato de muitos cardeais não se conhecerem bem, o que pode dificultar a construção de consensos nas primeiras votações.
Nos bastidores, comenta-se que há uma divisão dentro da Igreja. Um dossiê com 20 nomes considerados "papáveis" teria sido distribuído entre os cardeais, algo que causou desconforto em alguns setores, por ser interpretado como uma tentativa de direcionar a eleição. Isso reforça a impressão de que o processo pode se prolongar até que um consenso sólido se forme entre os eleitores.
Durante seu pontificado, o papa Francisco ampliou significativamente a diversidade do colégio cardinalício, nomeando cardeais de regiões historicamente menos representadas, como países periféricos e áreas de conflito. Essa diversificação pode também ser um fator a influenciar o ritmo do conclave, dada a pluralidade de visões e experiências representadas.
O conclave prevê quatro votações por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Caso nenhuma decisão seja tomada após 33 ou 34 votações, será feito um segundo turno obrigatório entre os dois cardeais mais votados. Se, após três dias de votações, ainda não houver definição, os cardeais farão uma pausa de 24 horas para orações e reflexão.
A fumaça lançada pela chaminé da Capela Sistina indica o andamento do conclave. A fumaça preta sinaliza que não houve escolha. Já a branca indica que o novo papa foi eleito. A primeira fumaça está prevista para as 14h desta quarta-feira (horário de Brasília). A partir de quinta-feira (8/5), os horários previstos para as fumaças são:
5h30 (somente se for branca);
7h;
12h30 (somente se for branca);
14h.
Enquanto o mundo acompanha com atenção, os cardeais seguem confinados até a definição do novo líder da Igreja Católica. O pedido feito na homilia da missa de abertura, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, resume o espírito do momento: “Que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam”.