(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins – ​Desde 2023, os candidatos aprovados e homologados no concurso da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc), referente ao Edital 01/2023, aguardam com apreensão a convocação, que até o momento não ocorreu. A angústia aumenta devido o governo não realizar nenhuma chamada há mais de oito meses e pela proximidade do término do prazo do certame, previsto para dezembro de 2025. O secretário da Educação é o professor Fábio Vaz. 5k3564

Segundo a comissão dos manifestantes, diversos profissionais não aprovados e alguns aprovados foram contratados para ocupar cargos que deveriam ser destinados aos candidatos homologados no certame. Diante dessas irregularidades, os aprovados e homologados têm organizado manifestações, apresentado denúncias e solicitado reuniões com autoridades, mas afirmam que suas reivindicações não estão sendo ouvidas.

Paralelamente à mobilização dos candidatos, tramita uma Ação Popular e uma Ação Civil Pública (processo 2024.0001542 nº 0857/2025) no Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO). De acordo com os aprovados, o Governo do Tocantins utiliza essas ações como justificativa para não realizar novas convocações. No entanto, eles afirmam que esse argumento desconsidera o esforço dedicado à preparação para o concurso e intensifica a indignação diante das contratações que vêm sendo realizadas.

Conforme o professor de Educação Física, Jarbas Sales de Moraes, aprovado no certame, o governo tem que fazer o papel dele. “Ou seja, convocar os aprovados. Disseminar inverdades é algo que não pode acontecer, pois as referidas ações não impedem as convocações. Jogar a culpa na comissão como eles estão fazendo, é inissível, já que a responsabilidade exclusiva pela falta de convocação é do governo. Temos certeza que existem vagas ”, ressalta.

O representante da Comissão dos Aprovados e Homologados da Seduc 2023, Sandison Ramos, classificou a situação como um desrespeito aos concursados. "É um descaso e uma falta de respeito com todos os aprovados. Por isso, em 2024 alguns aprovados ingressaram com uma Ação Popular. Em 2025 apresentamos denúncias sobre contratações irregulares de professores em detrimento dos concursados, superlotação em salas de aula e fechamento de escolas. Além disso, protocolei uma notícia-fato, que agora se transformou em uma ação civil pública, fortalecendo ainda mais nossa luta,” afirmou.

A comissão segue cobrando providências e espera que a situação seja regularizada, garantindo a convocação dos profissionais que aram pelo processo seletivo de forma legítima.

O CONCURSO

O concurso ofertou 5.242 vagas para os cargos de professor, coordenador pedagógico e orientador educacional da educação básica e educação indígena. Atualmente, a remuneração inicial é de R$ 5.674,35.

Aguardado pelos profissionais por 14 anos, o concurso da Educação teve o edital lançado no dia 9 de fevereiro de 2023 e atraiu 35.986 inscritos. As provas objetivas foram aplicadas no dia 11 de junho.

Mais de 4 mil profissionais aprovados no certame já foram convocados para posse, segundo o governo.

Aprovados aguardam convocação
ASSUNTOS afnoticias concurso seduc manifestação aprovados

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.