(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Notícias do Tocantins - Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a aderir ao movimento internacional do Banco Vermelho, que tem como objetivo criar um espaço em locais públicos para que a comunidade possa refletir, levantar e agir contra o feminicídio. 38406p

O monumento foi instalado no calçadão da Via Lago, no último dia 14, com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, servidores, estudantes e representantes de toda a Rede de Proteção das Mulheres.

O vermelho do banco representa o sangue derramado por todas as vítimas de feminicídio. Além do monumento instalado, foram expostas faixas com mensagens contra a violência doméstica e camisas brancas marcadas de vermelho com frases de impacto, como “Eu nunca bati nela”, “Isso é tudo coisa da sua cabeça”, “Tudo começou com um empurrão”, entre outras.

Durante o evento, o prefeito Wagner destacou o avanço da cidade dentro da causa, desde ações específicas de segurança pública até desenvolvimento de políticas de proteção à mulher.

“Espero que todos que em por aqui saibam o significado deste banco e a importância dele para a nossa cidade. Este é mais um movimento que diz não à violência, não ao desrespeito, não à intolerância contra as mulheres. Temos que dar cada vez mais espaço para elas e respeitá-las”, disse.

A estudante Elieuda Gomes esteve presente no evento de inauguração. Ela vestiu a camisa da campanha por acreditar que o assunto precisa ser difundido para promover mudanças no cenário atual. “Quando eu estagiava na vara de Violência Doméstica, vi casos preocupantes e não necessariamente é uma violência física, existem outras formas de agressão. Espero que essa ação seja o pontapé inicial para reduzir os dados na nossa cidade que são alarmantes”, afirmou.

Referência na região Norte do país

O Movimento Banco Vermelho iniciou em 2016, na Itália, e já tem adesão em outros países, como Argentina, Austrália, Espanha e Áustria, além de outras cidades do Brasil. Trazer esse projeto para Araguaína, segundo Cirlene Maria de Assis, juíza e coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins, representa mais um avanço no município.

“Esse monumento é um marco do movimento contra o feminicídio. Nós só tínhamos os Bancos Vermelhos em pouquíssimas cidades e grandes metrópoles do Brasil, mas a partir desta decisão, conseguimos ver o antes e depois de Araguaína, pois estamos trazendo para cá políticas de cidades muito avançadas economicamente”, informou a juíza.

A cor do monumento, instalado na Via Lago, simboliza o sangue derramado por todas as vítimas.

Por toda a cidade

Em várias praças de Araguaína e na Avenida Marginal Neblina, outros 30 bancos foram pintados de vermelho. Esta é a primeira de uma série de ações que serão realizadas nos próximos dias para combater os índices de violência doméstica e feminicídio.

“A partir de hoje, iniciamos uma campanha até o mês de agosto. Estamos juntos nesta nova história de acolhimento, proteção e conscientização para que os índices de feminicídio cheguem à zero em nossa cidade”, disse a secretária Especial da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva.

Denuncie

A GMA (Guarda Municipal de Araguaína) é qualificada desde 2022 para este tipo de atendimento por meio da formação da Rede de Proteção à Mulher. O órgão pode ser acionado pelo número de emergência 153.

As vítimas de violência na cidade também contam com o serviço da Patrulha Maria da Penha, que pode ser chamada pelo 190, da Polícia Militar. Outra opção é a 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher pelo contato (63) 3411-7310.

ASSUNTOS violência doméstica feminicídio tocantins araguaína

Comentários (0) 5z3r5q

Mais Notícias 2h1n5v

Tecnologia

Fim dos ERPs 'Mudos': Nortesys cria sistema que conversa com gestores em tempo real 4w1z3w


Em Itaporã do Tocantins

Adolescente de 15 anos é flagrada dirigindo carro com estudantes no interior do Tocantins 6a6620


Correção salarial

Prefeito anuncia data-base de 5,32% para servidores efetivos e aposentados de Porto Nacional 1n3l1l


Festival junino

Juninas já podem se inscrever no São João do Cerrado 2025; premiação total de R$ 36 mil 295n31


Nova fase

MPTO aprofunda investigação sobre qualidade da água em Palmas e levanta 4 hipóteses 24131t


Fonte de Futuro da BRK

Escolas da zona rural recebem sistema portátil de tratamento de água em Porto Nacional y3k5k


Caso Delvânia

Ex-vice-prefeito vira réu por matar namorada espancada e pode pegar até 40 anos de prisão 6f85r


Sobre eleições de 2024

Sem provas, Justiça rejeita ação de candidato derrotado contra prefeito de Carmolândia 3y504s


Em Palmas (TO)

Por iniciativa do SOMOS, Câmara de Palmas debaterá direitos das pessoas com fibromialgia 2i2t3l


Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes 2b6qz
Nosso Whatsapp 212h2m
063 9 9242-8694
Nossos contatos 3i631v
[email protected]
[email protected]
Copyright © 2011 - 2025 AF. Todos os direitos reservados.